• JornalBiz
  • Dahmer banner
  • slide 00 - TertulianaDocs
  • woodya
  • SergioVaz livro2
  • ipê

Últimas Entrevistas

5º A(o)gosto das Letras vai homenagear o cronista Rubem Braga

Rubem Braga, o autor homenageado do 5º A(o)gosto das Letras

A quinta edição do festival literário A(o)gosto das Letras será totalmente dedicada aos textos curtos, especialmente a crônica. Gênero literário identificado com o ambiente das redações de jornais, a crônica permanece como leitura obrigatória nos cadernos de cultura. Seu principal representante, o capixaba Rubem Braga, autor de mais de quinze mil crônicas e dezenas de livros publicados, completaria cem anos em 2013, e será o autor homenageado do evento. Estarão presentes ainda os autores José Castello, Noemi Jaffe, Sérgio Vaz, o poeta Arruda e Humberto Werneck. A programação oferece também oficinas para crianças e adultos, shows, exibição de filmes, exposições e contação de histórias.

O mineiro Humberto Werneck escreve aos domingos no Caderno 2 do jornal O Estado de São Paulo, passou pelas redações das principais revistas brasileiras e publicou os livros “O desatino da rapaziada”, “Chico Buarque — Letra e música”, “O santo sujo — A vida de Jayme Ovalle”, pelo qual recebeu o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte como a melhor biografia do ano. Em Ourinhos, ele participa de uma das mesas ao lado de outro homenageado: o cronista ourinhense Euclides Rossignoli, autor do livro “Ourinhos: histórias e memórias”, publicado em 2011.

José Castello e a poeta e romancista Noemi Jaffe se encontram em outra mesa. Jornalista, cronista, romancista e crítico, José Castello se dedica também às biografias e publicou dois livros que retratam a vida dos dois autores mais homenageados em 2013: Vinícius de Moraes e o próprio Rubem Braga. O primeiro, “Vinícius de Moraes, o poeta da paixão”, foi publicado em 1993; o segundo, “Na cobertura de Rubem Braga” chegou às livrarias este ano, como parte das comemorações do centenário.

Outro destaque será a presença do poeta e agitador cultural Sérgio Vaz. Criador da Cooperifa, movimento cultural que vem transformando a periferia da cidade de São Paulo através da literatura, Sérgio Vaz coordena semanalmente um sarau, onde centenas de pessoas se encontram em um bar para ler e ouvir poesias. No encontro em Ourinhos Sérgio vai falar sobre a sua experiência com a literatura e apresenta um pouco da sua produção poética.

O 5º A(o)gosto das Letras é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura, com coordenação da Biblioteca Municipal Tristão de Athayde, em parceria com a Associação de Amigos da Biblioteca Pública (AABiP).

Tertuliana DOCS
Acervo
Periódicos
A Cidade de Ourinhos A Folha de Ourinhos (1959) Correio do Sertão (1902 e 1903) O Contemporâneo (1917) A Voz do Povo (1927 a 1949) O Progresso de Ourinhos (1965 a 1977) Diário da Sorocabana (1958 a 1996) Debate (1977 a 1989) Tempo de Avanço (1968 e 1969) Balaio Cultural (2007 a 2012) A Gazeta Esportiva (1973 e 1974) A Voz do Estudante (1956 e 1966) Edição Eventos (1988) O Regional (1956) Tribuna Escolar (1958) Correio de Notícias
Fotos Filmes Exposição Termo de Uso Tutorial Créditos
Arquivo de Lembranças
Autores
Galeria Virtual
A(o)gosto das Letras