Tertuliana DOCS

 


Ourinhos: Memória em movimento

O projeto “Ourinhos: memória em movimento” integra um conjunto de ações articuladas que compreenderam a digitalização de 18 mil páginas de documentos históricos como jornais, fotos e mapas; a exposição “Memória em movimento” e a realização de documento audiovisual com depoimentos de ex-ferroviários moradores da cidade de Ourinhos. O projeto é uma iniciativa da Associação de Amigos da Biblioteca Pública – AABiP, em parceria com o Ministério da Cultura através do Instituto Brasileiro de Museus e  Prefeitura Municipal de Ourinhos.

O visitante poderá conhecer alguns dos principais jornais de Ourinhos e região que circularam  por quase todo o século XX: Correio do Sertão, O Contemporâneo, A Voz do Povo, O Progresso, Diário da Sorocabana, Debate, Balaio Cultural e outros, assistir aos filmes que formam o projeto “Arquivo de Lembranças” e conhecer o acervo de fotos de Francisco de Almeida Lopes.

Embora o número de documentos digitalizados seja expressivo, as coleções de jornais apresentam lacunas, com interrupções em alguns períodos.