Quem Somos

 

O Tertuliana reúne pessoas ligadas à Associação de Amigos da Biblioteca Pública – AABiP, que apostam numa ação cultural criativa, propondo, produzindo e divulgando o que se faz em áreas como literatura, música, dança, teatro e muito mais. Reforçamos também nosso compromisso com o incentivo à leitura, alimentando todas as iniciativas que possibilitem um contato maior das pessoas com o universo da literatura.

A  AABiP é uma associação cultural sediada em Ourinhos, SP, e foi criada em agosto de 2001. Desde 2009 realiza projetos em parceria com órgãos de governo. Através de convênio com a Prefeitura de Ourinhos, realizou de 2009 a 2012 a Mostra Sérgio Nunes de Artes Cênicas, e o Curta Ourinhos – Festival de Curta-Metragens. Realiza também  exposições, contação de histórias, concursos literários e oficinas, além de trabalhos direcionados à preservação da memória.

Com parceria com o Governo do Estado de São Paulo através do PROAC-Editais, realiza desde 2009 o A(o)Gosto das Letras, evento literário que acontece no mês de agosto.

Dentre as exposições realizadas destacamos:  Estação Cultura (2002), Mostra Leonardo Da Vinci – arte e ciência (2003), O prazer do corpo em movimento - (2003, em parceria com o Sesc), Técnicos: Deuses e diabos na terra do futebol (2004, em parceria com o Sesc), Livros Proibidos, Idéias malditas – o Deops e as Minorias Silenciadas (2004, em parceria com o Departamento de História da USP), História das Bibliotecas (2004, em parceria com a Unesp) e O dinheiro brasileiro: origem e evolução (2007); as oficinas: Esculturas e máscaras em papel (2002) e História do rock brasileiro (2002, ministrada pelo professor Gilson Antunes - UFPB); o lançamento dos livros: Aqueles Dias Felizes (2002) e Crônicas de um pracinha (2005), ambos do autor ourinhense Itamar Rabelo, e Um espaço para lembranças de Ourinhos (2004), reunindo depoimentos de imigrantes e antigos moradores; a Feira do Livro (2004); o projeto Memória-Postal – resgatando imagens do passado (2004), conjunto de cartões-postais com imagens antigas da cidade de Ourinhos, num trabalho conjunto com o Museu Municipal; e o Giraletra (2005), projeto de leitura realizado com alunos da 3ª e 4ª séries da EMEF profª Nilse de Freitas,  escola localizada na Vila Brasil, bairro da periferia de Ourinhos, reunindo escritores, músicos, atores e artistas plásticos, incluindo também visitas aos espaços culturais, com o objetivo de despertar a  sociabilidade, a sensibilidade e o potencial criativo dos alunos, ampliando sua capacidade de leitura e compreensão do mundo.

A AABiP coordena, desde 2009, o Ponto de Cultura para Ler o Mundo (www.pontodeculturaourinhos.com.br), que atende crianças e adolescentes por meio de oficinas, nas áreas de teatro/contação de história, vídeo, fotografia e radiojornalismo.



 

Rua São Paulo, 149 • Centro • 19900-050 • Ourinhos/SP

Fone: (14)3326-4458 • O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 


Diretoria da Associação de Amigos da Biblioteca Pública
Gestão 2013/2017

 

Presidente: Rogério Augusto Singolani

 

Vice-presidente: Cibele Fleury Moraes

 

Tesoureiro: Luiz Antonio Ramalho

 

Secretária: Rosemar Aparecida Guidetti Cambi

 

Diretor de divulgação: José Luiz Martins

 

Conselho fiscal:

 

Milca Litsuko Tada Perino

 

Elizabete Aparecida Monetta de Carvalho

 

Neusa Fleury Moraes

 

Suplentes:

 

Roberto Aparecido Ruiz

 

Nelson Nunes Pereira Neto

 

Marco Aurélio Gomes