AABiP realiza projeto de leitura no Lar Santa Teresa Jornet

 

Logo na chegada, por volta das nove horas, já é possível encontrar alguém esperando nos corredores. É quarta-feira, dia em que acontece uma atividade que há vários meses vem modificando a rotina de um grupo de dez pessoas que vivem no Lar Santa Teresa Jornet.

 

 

O dia começa cedo para os cerca de oitenta idosos, homens e mulheres que passaram a conviver naquele espaço pelos mais diferentes motivos; alguns levados pela família, outros pela falta de uma, além daqueles que por iniciativa própria optaram por viver ali.

 

A instituição existe desde 1956 e é administrada pela Congregação das Irmãzinhas dos Anciãos Desamparados, ordem religiosa fundada em 1873 na Espanha. Espalhadas por quatro continentes, no Brasil são cinco casas, incluindo a de Ourinhos, que se dedicam ao cuidado assistencial e religioso dos idosos. Além de contar com um espaço físico extremamente bem cuidado, o Lar mantém serviços de enfermagem, fisioterapia, assistência social, uma ampla cozinha onde são preparadas as refeições, e serviços de barbearia e manicure, envolvendo também o trabalho de inúmeros voluntários. O que desperta uma atenção especial é a bela capela onde são realizadas as missas diárias, e o jardim no pátio interno, onde floridas primaveras dividem espaço com pés de manga, acerola e carambola.

 

 

Mas é na quarta-feira de manhã, após o banho, as orações e o café da manhã, que o grupo se reúne para participar do projeto “Balaio de Histórias”. Ali os participantes tem ali a oportunidade de compartilhar uma das mais antigas práticas culturais da humanidade: ouvir histórias. A matéria prima do projeto é o conjunto universal de contos, crônicas e textos da literatura, além de contos e causos da tradição oral. Os textos são selecionados de forma que possam estabelecer uma ponte entre a realidade do dia a dia e a capacidade de imaginar situações, que permanece mesmo nas pessoas nas condições mais adversas. Tudo isso condimentado com as muitas lembranças do passado e as diferentes experiências de vida de cada um.

 

“A histórias que contamos acabam se mesclando com as vivências pessoais, estimulando lembranças”, explicam Neusa Fleury e Marco Aurélio Gomes, idealizadores do projeto. Os dois trabalham juntos há muitos anos, dedicando-se a ações de incentivo à leitura e de preservação da memória. “É a realização de um desejo antigo e, felizmente, foi muito bem recebido pelo grupo”, afirmam sem esconder o entusiasmo. O projeto é realizado através da Associação de Amigos da Biblioteca Pública, a AABiP, entidade que desenvolve  ações culturais na cidade de Ourinhos desde 2001.

 

Os benefícios da leitura para os idosos são apontados por diversos especialistas. Além do estímulo ao cérebro e o desenvolvimento da imaginação, práticas de leitura em grupo nessa faixa etária despertam a sociabilidade e a convivência. Embora compartilhem um mesmo espaço, existem inúmeras barreiras que impedem um contato mais próximo entre os idosos. “Percebemos que desde o início do projeto foram se estabelecendo elos entre eles, tanto pelo estímulo provocado pelo texto literário, como pelo conhecimento das diferentes histórias de vida.”

 

Além da seleção criteriosa dos textos, é preciso levar em consideração as peculiaridades e o perfil do público. As limitações físicas impostas pela idade ou por algum tipo de deficiência são obstáculos que precisam ser ultrapassados com paciência e dedicação. “É preciso respeitar o ritmo de cada um, estimular o envolvimento, estabelecer vínculos que vão muito além da própria leitura”, observa Marco.

 

 

O repertório literário utilizado no projeto é vasto. Vai de Rubem Braga a Cora Coralina, passando por Mário Prata e Fernando Sabino, além de textos e causos da tradição oral.  A atividade inclui também uma seleção musical que é apresentada após a leitura e a conversa sobre os textos. “A experiência com a leitura é uma novidade para muitos deles, mas a música é um registro que muitos ainda mantêm na lembrança, e desperta outras sensações”, destaca Neusa.

 

O projeto “Balaio de Histórias” acontece todas as quartas-feiras no Lar Santa Teresa Jornet em Ourinhos. Mais informações pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.