Aluna da EE Domingos C. Caló é premiada em concurso da TV Tem

Maria Eduarda e a professora Margarida Ornaghi durante a premiação

 

A estudante Maria Eduarda Cristhoni da Silva foi a terceira colocada do concurso de redação promovido pela TV Tem, na categoria Crônica. O tema do concurso foi “Em busca de nossos sonhos” e, segundo os organizadores, a iniciativa envolveu 110 escolas de 33 cidades. Com a crônica “A praia”, Maria Eduarda representou a EE Domingos Camerlingo Caló, onde cursa o 8º ano.

 

Acostumada a participar das atividades desenvolvidas na Sala de Leitura da escola, a estudante reconhece o incentivo da professora Margarida Francisco Ornaghi. Além de ser a responsável pela Sala de Leitura, a professora orientou Maria Eduarda na produção da crônica premiada. Ela lembra também do apoio recebido do poeta Cícero de Pais, coordenador da oficina de produção de texto que acontece no espaço. “Sem a ajuda deles e a colaboração da minha família eu não conseguiria nada disso”, diz Maria Eduarda.

 

O concurso premiou um total de 12 alunos nas categorias “Desenho”, para alunos do 1º, 2º e 3º anos; “Poesia”, para alunos do 4º e 5º anos; “Narrativas de Aventura”, para alunos do 6º e 7º anos e “Crônica”, para alunos do 8º e 9º anos. Segundo a direção da TV Tem, o objetivo do concurso foi despertar o interesse de crianças e adolescentes pela leitura. As escolas foram responsáveis por selecionar os 221 finalistas.  Os alunos premiados e seus professores receberam notebooks, leitores de livros digitais e tablets.

Leia abaixo a crônica “A praia”, de Maria Eduarda Christoni da Silva.

 

 

A praia

O sonho: uma junção de sentimentos que são completados com um toque de imaginação, isso é o sonho. O prazer de sonhar não tem preço, e o de realiza-lo através de seu esforço e força de vontade é melhor ainda.

Como quando uma família, que nunca viu o mar, guarda toda sua economia para ver o sol e o oceano de um ângulo diferente, com seus próprios olhos. Ao conseguirem o necessário ficam ansiosos com a viagem, muitos até sentem o calorzinho do sol em seus corpos, esquentando-os. As férias tão esperadas estão só começando!

Primeiro alugam uma van com motorista, pois precisam de uma boa locomoção. Os caminhos se fazem em curvas e serras, em enjoos e desentendimentos, afinal quase quatorze pessoas em um único automóvel sempre gera confusão. Até que este tem um problema mecânico. As mães são as mais preocupadas, ao verem seus maridos mais interessados em saber o que houve do que chamar o bendito guincho, paradas no meio do nada e com saúvas a picar-lhes as canelas.

Quando a ajuda chega são levados ao posto mais próximo, onde empelotados dormem de forma desajeitada. Mas logo voltam a seguir viagem, adentrando mais uma vez a serra íngreme. E quando chegam então? Ah, que maravilha! As crianças e os adultos correm para aquela imensidão azul onde todos compartilham os mesmos desejos e alegrias. Nem percebem quando a noite cai e é hora de ir pra casa. Mas que casa? Com areia até onde nem podem imaginar, percebem que não tinham onde passar a noite. E de novo, os homens se põe a frente da situação, tão inteligentes, MARAVILHA! Enquanto as mulheres são deixadas com as crianças na praça, rezando para que a sorte vire a seu favor, pois era só nela que confiavam no momento.

E não é que a sorte estava com eles? Ou seria com elas? Só sei que depois de horas procurando, o povo já faminto, os nossos “heróis” voltam para apresentar seu achado. Uma casa de dois andares, piscina, churrasqueira e varanda.

O sonho fora realizado, sem planejamento ou preparo, concretizam seus maiores desejos naquele feriado, quando tudo acaba virando do avesso, mas você descobre que o avesso é o seu melhor lado.

 

 

TERTULIANA é cultura!