A memória para além das campanhas

 

Nos últimos dois meses a Aabip (Associação de Amigos da Biblioteca Pública) divulgou uma campanha para angariar recursos para a manutenção do site da entidade (www.tertuliana.com.br), que hospeda cerca de 20 mil documentos históricos de Ourinhos e região.

Sabíamos das dificuldades para sensibilizar pessoas para uma causa como essa, que parece tão longe do cotidiano e da luta diária que travamos pela sobrevivência. Entendemos também que é mais fácil se comover com campanhas pessoais como ajudar uma pessoa doente, por exemplo, do que ser solidário com causas coletivas, como a nossa.

Nossa meta era arrecadar três mil reais, e conseguimos a metade deste valor. Ainda estamos aguardando o retorno da solicitação de parceria que fizemos a autoridades do poder público municipal, para honrarmos o compromisso.

Sentimos a ausência de pessoas diretamente envolvidas com a preservação da memória,que inclusive utilizam o site para pesquisas, mas que não se manifestaram. Sentimos na pele o desabafo divulgado pela escritora Carola Saavedraem recente entrevista: "O Brasil é um país sem memória, e não se trata apenas de um clichê. Nossa elite tem um desprezo imenso pela cultura, e esse desprezo aparece em tudo que exige a palavra, o registro: a educação, a literatura…

Mas só temos a agradecer aos amigos que listamos abaixo, que entenderam a nossa causa e não se omitiram. Valeu!

João Baptista Ribeiro Machado

Lúcia Aparecida de Souza

Júlio Barbin

Murilo Fantinati Correa

José Carlos Marão

Edson Valter Natale

João Vitor Migliari

Aparecido dos Anjos – Neguitinho

Elba Valquíria Lara Ramalho

Tereza Luz

Flávio d´Affonseca de Moraes

Milca Litsuko Tada Perino

Antonio Romane Nogueira

Ari Marinho Bueno

Antonio Carlos Surumba Nunes

Alexandre Dauage Zóio