O grupo Soarte de teatro preparou para a sexta edição do Festival Literário A(o)gosto das Letras uma montagem da peça Os órfãos de Jânio, do escritor Millôr Fernandes. Com direção de Leandro Faria, o elenco do Soarte se apresenta no dia 16, às 20h30 no Teatro Municipal Miguel Cury.
Quando escreveu Os Órfãos de Jânio, Millôr Fernandes estava inspirado por uma tradução que ele mesmo fez da peça Os Filhos de Kennedy, de Robert Patrick. Millôr cria um ambiente de um bar onde todos expõem suas amarguras ao relembrarem os tempos de Jânio Quadros, João Goulart e dos militares. O texto foi escrito em 1979 e, apesar do título fazer referência ao ex-presidente Jânio Quadros (1917-1992), cuja renúncia abriu espaço para o Regime Militar (1964-1985), não trata apenas de política, mas aborda questões existenciais, sociais e artísticas.
No elenco estão Leandro Faria, Magali Flore, Crislei de Paula, Bruna Domingues, Valfredo Inforzato e Rubia Rochetto, vivendo personagens criados por Millôr reunidos em um bar. Não há diálogos, eles falam para si mesmos ou para um misterioso barman. Fazem um levantamento emocionado e cético da vida brasileira do período pós Jânio até a fase mais linha dura do regime militar. A produção é de Marcelo Piraju, Lucas Silva é contrarregra e a iluminação fica a cargo de Neguitinho.
O Festival Literário A(o)gosto das Letras é realizado pela Associação de Amigos da Biblioteca Pública – AABiP, Governo do Estado de São Paulo, através do Proac, e Prefeitura Municipal de Ourinhos.
Estamos também no Facebook https://www.facebook.com/aogostoaabip