AABiP participa do 6º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias

A Associação de Amigos da Biblioteca Pública (AABiP) foi selecionada para apresentar um painel durante o Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, que aconteceu em São Paulo nos dias 05 e 06 de dezembro.

O evento é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, através da coordenadoria da Unidade de Bibliotecas e Leitura, e mostrou projetos desenvolvidos em bibliotecas do país, além de palestras com especialistas em leitura como Eliana Yunes (Cátedra Unesco de Leitura), Cristina Mello (Universidade de Coimbra), Gabriela Jara (Centros de Recursos para a Aprendizagem do Chile), Michele Gorman (Charlotte Mecklenburg Library, EUA) e outros.

A AABiP apresentou painel contando sobre a experiência de gerenciamento das atividades da Biblioteca Municipal “Tristão de Athayde” através de convênio firmado com a Prefeitura Municipal de Ourinhos. A apresentação mostrou como, através do convênio, as atividades desenvolvidas na Biblioteca foram dinamizadas, o acervo atualizado e algumas intervenções puderam ser feitas no prédio. As atividades de contação de histórias aconteceram durante todo o ano, numa média de duas por semana. Foram realizadas diversas oficinas como de redação, tapeçaria, artesanato, formação de mediadores de leitura, jogos poéticos e desenho, rodas de leitura, eventos de lançamento de livros e exposições.

A experiência da AABiP foi elogiada pelo dinamismo e sucesso das ações desenvolvidas. A Coordenadora da Unidade de Bibliotecas e Leitura da Secretaria de Estado da Cultura, Adriana Cybele Ferrari, afirmou que “pretendemos incentivar a criação de associações para auxiliar nas ações de estímulo à leitura. A experiência da AABiP pode servir como exemplo para todo o Estado. Para o próximo ano vamos convidar a entidade para participar de atividades formativas que acontecem nas Bibliotecas Públicas, para que a experiência possa ser compartilhada e motive outros municípios a criar suas associações e o convênio com as Prefeituras para auxiliar a gestão de Bibliotecas”. 

Para Rogério Singolani, presidente da AABiP, a experiência de participar do Seminário foi muito gratificante: “Tivemos contato com trabalhos desenvolvidos em outras bibliotecas, e percebemos que estamos no caminho certo. É muito bom perceber o reconhecimento pelo nosso trabalho”.