Usuários do CAPS participam de atividades artísticas na Biblioteca

Durante todo o ano, nas quartas-feiras à tarde, é comum vê-los reunidos em torno da mesa de jornais e revistas da Biblioteca Municipal “Tristão de Athayde”. Leem e comentam as notícias dos jornais, motivados pelas profissionais que acompanham o grupo, a psicóloga Elisabet Regina Kraut e a enfermeira Lucimara de Moraes Santos. Dão opiniões, divergem e elogiam, mantendo-se atualizados sobre as notícias da cidade e do mundo, exercitando o prazer de participar de atividades desse tipo.

O grupo é formado por cerca de 20 pessoas com idades diferentes. Em algumas situações durante o ano o grupo de usuários do Centro de Apoio Psicossocial de Ourinhos (CAPS) também aproveita o espaço da Biblioteca para assistir filmes e frequentar oficinas culturais, o que vai acontecer novamente no próximo dia 10. A enfermeira Lucimara de Moraes Santos conta sobre essa experiência: “Percebemos que eles gostam muito de vir à biblioteca. Se acontece um atraso eles reclamam. Nosso objetivo é que eles consigam vir sozinhos, o que acaba acontecendo. As leituras acabam provocando recordações de infâncias que utilizamos como ferramentas para  trabalhos do ponto de vista psicológico e familiar”.

A Biblioteca Municipal “Tristão de Athayde” prepara programação especial para esse dia. Será exibido o curta metragem “A menina espantalho”, dirigido por Cássio Pereira dos Santos. O filme conta a história de uma menina que mora no campo com os pais e o irmão Pedro. Quando Pedro começa a frequentar a escola, Luzia quer acompanhá-lo, mas é impedida pelo pai. Encarregada de vigiar um arrozal, ela busca outros caminhos para aprender a ler.

Além de assistir ao filme, o grupo também vai ouvir causos escritos por Rolando Boldrin e participar de oficina de música e danças circulares. A psicóloga Elizabet Regina Kraut incentiva a leitura entre os usuários do grupo: “A leitura de jornais é uma forma de reinserção social. A gente consegue obter mais informações sobre eles a partir de comentários que surgem das leituras de jornais”.

A Biblioteca Municipal “Tristão de Athayde” funciona das 9 às 20h, oferecendo empréstimo de livros, internet gratuita, oficinas culturais e outros eventos. Para mais informações, ligue 3326-4458.