Roda de leitura reuniu ferroviários na Biblioteca Tristão de Athayde

As rodas de leitura sãoo uma preparação para o 5º A(o)gosto das Letras

Na terça-feira, 30, a Biblioteca Tristão de Athayde promoveu uma roda leitura que reuniu diversos ferroviários aposentados. Através de uma parceria com o Sindicato dos Ferroviários, o grupo foi convidado a ler crônicas do escritor ourinhense Euclides Rossignoli, autor do livro “Ourinhos: Histórias e Memórias”. Euclides, que também estava presente, será homenageado no 5º A(o)gosto das Letras, festival literário que vai acontecer entre os dias 20 e 24 de agosto.

As rodas de leitura são uma preparação para o A(o)gosto e foram escolhidos textos de autores que participarão do evento. Euclides Rossignoli é filho de ferroviário e boa parte de suas crônicas tem como tema a ferrovia e a Vila Margarida, bairro onde morou na infância. Professor de sociologia, Euclides também foi vereador e mantém uma coluna semanal no jornal Debate de Santa Cruz do Rio Pardo.

Euclides Rossignoli com ferroviários que participaram da roda de leitura

Para o ex-ferroviário Luis Antonio Ramalho, que já participa das rodas de leitura na Biblioteca, “o encontro foi muito gratificante, mais ainda pela presença do autor das crônicas”. Várias pessoas recordaram histórias do tempo em que ainda havia trens de passageiros e a ferrovia era o principal meio de transporte para a maioria das pessoas. Participaram da roda os atores Leandro Faria e Valfredo Inforzato, além da artista plástica Nilza Guerreiro.

O 5º A(o)gosto das Letras é realizado pela Prefeitura Municipal de Ourinhos, através da Secretaria de Cultura, com coordenação da Biblioteca Municipal Tristão de Athayde, em parceria com a Associação de amigos da Biblioteca Pública (AABiP).

Após as leituras, Euclides Rossignoli autografou alguns livros