Livro de Jefferson Del Rios ganha edição digital

Jefferson Del Rios (em pé) e os escritores Ignácio de Loyola Brandão e Marco Fabiani no Aogosto das Letras de 2014

 

Vinte e três anos após o seu lançamento, o livro Ourinhos – Memórias de uma cidade paulista, do jornalista Jefferson Del Rios Vieira Neves, acaba de ganhar uma nova edição revisada e aumentada, agora no formato digital. A iniciativa integra projeto de disponibilização de livros digitais da Universidade Estadual do Norte Pioneiro – UENP, campus de Cornélio Procópio.

Uma das primeiras obras a tratar da história do município, o livro de Jefferson Del Rios é resultado de pesquisas em acervos públicos e particulares e diversas entrevistas realizados com antigos moradores. Lançado em 1992, no Teatro Municipal Miguel Cury, o livro foi editado com o apoio da Prefeitura de Ourinhos, durante a gestão do prefeito Clóvis Chiaradia, e da Secretaria de Estado da Cultura, através da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo – IMESP.

Na apresentação do livro, Newton C. Braga e Rames Kalluf justificam a iniciativa da UENP em promover esta nova edição: “A odisseia do povoamento do Norte do Paraná está especial e intimamente ligada a essa cidade paulista, que foi o ponto inicial dos trilhos da Cia. Ferroviária São Paulo-Paraná, via que se constituiu na artéria pela qual fluíram vida e progresso para as novas áreas além da ponte”.

Jefferson Del Rios Vieira Neves é jornalista e respeitado crítico teatral, com atuação nos principais jornais país, como Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo, além de revistas como Isto é, Vogue e Bravo. Publicou também os livros Bananas ao vento (SENAC), Crítica Teatral (IMESP) e organizou o volume O melhor teatro – Juca de Oliveira (Global). Ourinhense, Jefferson Del Rios foi o autor homenageado da sexta edição do Festival Literário A(o)gosto das Letras, realizado em 2014 pela Associação de Amigos da Biblioteca Pública, a AABiP.

 

Para fazer o download do livro basta acessar site da UENP: http://www.ccp.uenp.edu.br/e-books/e-books.htm