O rap como leitura de mundo - Oficina de Poesia

O poeta Valdir Grandini, o "Dentinho"

 

Oficina de Poesia 

Atividade acontece na programação de extensão

Além das oficinas de Escrita Criativa, Fanzine e Culinária, o Festival Literário A(o)gosto das letras oferece também uma oficina de poesia, tendo o rap como âncora. A atividade vai acontecer no Colégio Camões, em Santa Cruz do Rio Pardo, no dia 13 de agosto às 13h30.

A oficina faz parte de uma extensão do Festival, que em sua sexta edição amplia horizontes para a vizinha Santa Cruz. Quem dirige a atividade é o jornalista e poeta Valdir Grandini, o “Dentinho”, que explica um pouco da proposta no depoimento dado ao site www.tertuliana.com.br

 

“Vou na veia. Trabalhar poema de asfalto. Trabalhar poema fato. Trabalhar com o Rap e seu discurso urbano com rimas e senso poético, nascido e cultivado nas periferias das cidades, impulsionado mundo afora pela enorme empatia dos jovens por sua expressão, e por estar ligado à cultura hip hop, da qual é um dos elementos. É a arte dos rappers, ou MCs: poetas, recitadores e animadores que comentam com garra e vivacidade sobre a violência, a discriminação, as desigualdades sociais, a situação política, comportamento, sexo. Tudo que, na atualidade, morde.

Me empolga no rap a junção do ancestral estilo dos trovadores com as novas tecnologias, a sonoridade eletrônica e suas mixagens. Prosa poética com balanço. Força social e leitura de mundo. A pegada da oficina é pedagógica: casar esse exercício poético com as “leituras de mundo” propostas pelo educador Paulo Freire, fazendo a vivificação da relação entre texto e contexto e o respeito pelo repertório cultural, experiências sociais e capacidades críticas das comunidades. Para aflorar e crescer a elaboração poético-textual. Vou! Fui!”

 

Inscrições e informações: (14)3373-2100, com Débora Catalano