Oficina de escrita: Para participar é necessário escrever um conto

 

Além da tradicional oficina culinária, da oficina de fanzine e inúmeras atividades preparadas para crianças, o Festival Literário A(o)gosto das letras também oferece uma Oficina de escrita criativa destinada aos profissionais da escrita, blogueiros, jornalistas e escritores. O encontro acontece no sábado, dia 16 de agosto nos período da manhã e tarde, na Biblioteca Municipal “Tristão de Athayde”.

A oficina coordenada pelo escritor Ronaldo Bressane vai tratar do gênero conto e seus parâmetros de leitura e escrita. Para participar os interessados precisam apresentar um texto e serão estimulados a refletir sobre o processo. O inscrito precisa trazer o texto pronto para o encontro, digitado em uma página com fonte Times New Roman, corpo 12. O texto deverá ser um conto baseado no seguinte argumento: "Um homem vai a um cassino, ganha um milhão, volta para casa e se suicida". A proposta é baseada em uma atividade desenvolvida pelo escritor russo Anton Checov.

 

 

A oficina acontece durante todo o dia. No período da manhã os inscritos terão informações sobre o gênero conto, seus representantes e sua história. Ronaldo Bressane (foto acima) vai tratar das duas histórias contidas em um conto (a oculta e a revelada), realizando leituras explicativas. No período da tarde será a oportunidade para a leitura e reflexão sobre os textos produzidos pelos alunos.  
Ronaldo Bressane publicou, entre outros, o infanto-juvenil Sandiliche (Cosac Naify), a graphic novel V.I.S.H.N.U. (Companhia das Letras) e o romance Mnemomáquina (Demônio Negro). Colaborou com as principais publicações do país, como as revistas Bravo! e Piauí. É professor de ficção e não-ficção no ISE Vera Cruz e no centro cultural B_arco.

A oficina é gratuita, e serão aceitos no máximo 15 inscritos. Faça sua inscrição pelo  email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.