Festival Literário A(o)gosto das Letras acontece de 12 a 16 de agosto

 

A Associação de Amigos da Biblioteca Pública (AABiP) trabalha na programação do 6º Festival Literário A(o)gosto das Letras, que tem como autor homenageado o carioca Millôr Fernandes. O evento também vai homenagear o escritor ourinhense Jefferson Del Rios Vieira Neves, e tem a parceria da Prefeitura de Ourinhos, através da Secretaria Municipal de Cultura. O Festival vai acontecer entre 12 e 16 de agosto, oferecendo encontros com escritores, saraus, shows, espetáculo teatral e atividades de leitura em escolas e bibliotecas.

 

Millôr Fernandes, homenageado pela edição 2014 do A(o)gosto das Letras foi  cartunista, jornalista, cronista, dramaturgo, roteirista, tradutor e poeta brasileiro. Nasceu no Rio de Janeiro em 1923 e morreu em março de 2012. Criou roteiro de filmes, programas de televisão, shows e musicais, e traduziu importantes textos para teatro. Millôr foi um artista múltiplo, atuando em diversas áreas artísticas. Seu trabalho como caricaturista construiu uma crítica dos costumes brasileiros nas últimas décadas.

 

Jefferson Del Rios, o escritor ourinhense homenageado este ano é jornalista e crítico teatral, colaborando com Folha de São Paulo, Diário do Comércio e Indústria e O Estado de S. Paulo. Também atua como redator, editor e professor. Escreveu Ourinhos, memórias de uma cidade paulista, onde pesquisou sobre as origens da cidade e famílias pioneiras; Bananas ao vento – meia década de cultura e política em São Paulo, livro que trata da efervescência cultural paulista nos anos da ditadura militar e publicou em dois volumes Crítica Teatral, da Coleção aplauso, editada pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

 

“A sexta edição do A(o)gosto das Letras vai tratar também do período da ditadura militar, que este ano completa 50 anos”, explica Rogério Singolani, presidente da Associação de Amigos da Biblioteca Pública – AABiP. Rogério conta que a entidade está produzindo um filme com depoimentos gravados com ourinhenses que viveram no período do golpe militar. “Ourinhos teve um prefeito cassado, o Dr. Lauro Migliari. O filme vai contar como isso aconteceu”, revela.

 

Acompanhe a programação do 6º A(o)gosto das Letras visitando o site www.tertuliana.com.br Mais informações na Biblioteca Municipal “Tristão de Athayde”, pelo telefone (14) 3326-4458.