AABiP lança projeto dia 23

Ex-ferroviários contaram suas histórias de vida

Realizado pela Associação de Amigos da Biblioteca Pública – AABiP, através de parceria com o Ministério da Cultura, Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM e Prefeitura de Ourinhos, o projeto “Ourinhos: Memória em Movimentoserá lançado no próximo dia 23, sexta, na Biblioteca Municipal Tristão de Athayde. O projeto foi um dos vencedores do Edital de Modernização de Museus lançado em 2011, ao lado de instituições como a Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE), Universidade Federal de Santa Catarina, Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana, Fundação Cultural de Joinville e outras.

O trabalho consistiu na digitalização de 18 mil páginas de documentos como jornais, mapas e fotos e sua disponibilização em um site, além da edição de documento audiovisual com depoimentos de ex-ferroviários ourinhenses. O público poderá conferir também uma exposição que apresenta um pouco da história de alguns dos principais jornais que circularam em Ourinhos e na região desde os primeiros anos do século passado. “Uma segunda fase poderá incluir coleções que não foram selecionadas neste momento”, explica Rogério Singolani, presidente da AABiP.

O projeto também digitalizou a coleção do fotógrafo Francisco de Almeida Lopes, cedidas por seu filho José Carlos Neves Lopes.

Outros destaques são cinco filmes produzidos a partir de depoimentos de ex-trabalhadores da estrada de ferro, reunidos a partir de entrevistas que compõem o projeto Arquivo de Lembranças, realizado também pela AABiP. “O objetivo do Arquivo de Lembranças é criar um arquivo audiovisual onde as pessoas possam contar suas histórias de vida ou episódios que tenham relevância para a memória da cidade”, explica o professor Rogério Augusto Singolani, presidente da entidade. Rogério revelou também que as entrevistas do Arquivo de Lembranças deverão se transformar em livro com publicação prevista ainda para este ano.

O lançamento do projeto vai acontecer na Biblioteca Tristão de Athayde, localizada na Rua São Paulo, 149, no Centro de Ourinhos. Além de possuir um bom acervo, informatizado e disponível para consulta online, o espaço oferece ainda exposições, oficinas e acesso gratuito a Internet.