Experiência ourinhense é tema de mesa redonda na Biblioteca São Paulo

A Associação de Amigos da Biblioteca Pública – AABiP participou em dezembro do 6º Seminário Internacional de Bibliotecas, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura.

A experiência de gerenciamento da Biblioteca Municipal “Tristão de Athayde” foi tema de um painel exposto pela AABiP durante o evento. A parceria acontece graças a um convênio firmado entre a Prefeitura de Ourinhos e a entidade cultural.

As dificuldades provocadas pelas mudanças de hábitos sociais, falta de políticas públicas de incentivo à leitura e deficiências na formação escolar formam uma realidade complexa para quem trabalha na área de bibliotecas.

A experiência ourinhense chamou a atenção dos participantes do Seminário, e o tema será novamente discutido no próximo dia 12 de março, numa programação preparada pela  Secretaria de Estado da Cultura, através do Sistema Estadual de Bibliotecas para comemorar o Dia do Bibliotecário.

A programação acontece na Biblioteca São Paulo, e consta de palestra e uma mesa redonda reunindo profissionais que trabalham em bibliotecas, com o tema: “Associações de amigos da Biblioteca – experiências e práticas”. Participam da mesa redonda a profa. Neusa Fleury Moraes, que atualmente dirige a Biblioteca Municipal “Tristão de Athayde” de Ourinhos e foi secretária de cultura da cidade em várias gestões; Wellington Correia, bibliotecário da Rede de Bibliotecas Pública de Sumaré e diretor-tesoureiro da Sociedade Amigos da Biblioteca Municipal e Sidnei Pereira, coordenador da Biblioteca Solidária de São Francisco Xavier e diretor-presidente da Associação Amigos da Biblioteca da cidade.  

“Ter recebido o convite para participar desse evento atesta o reconhecimento do nosso trabalho por parte da Secretaria de Estado da Cultura. É importante criar situações para se discutir sobre a importância desse tipo de parcerias com os governos, pois são soluções criativas para a administração de espaços de leitura”, afirma Rogério Singolani, presidente da Associação de Amigos da Biblioteca de Ourinhos.

O evento é gratuito e acontece na Biblioteca São Paulo, a partir das 9h. Mais informações: 11-3155-5444