A menina que adora “A gritadeira” e empresta livros da Biblioteca Municipal

Samantha Botareli Salomão tem sete anos e cursa a 2ª série da EMEF. Jorgina Amaral Santos Lopes, no Jardim Europa. Seu nome aparece entre as crianças que mais retiraram livros na Biblioteca Municipal “Tristão de Athayde” no ano de 2013, totalizando 29. “Mas eu li muito mais que isso porque leio outros que não são emprestados da Biblioteca”, comenta a menina. 

Acompanhada da mãe Raquel, ela frequenta a Biblioteca com bastante frequência e agora já tem seu próprio cadastro. Por motivo de mudança de casa, e também de escola, ela diz que ainda não conhece a biblioteca do local onde está estudando este ano.

Contar histórias é uma atividade que aparece cada vez mais nas agendas culturais e se multiplicam os cursos voltados à formação de contadores. Porém, não é preciso ser nenhum especialista para compartilhar uma boa história com filhos ou netos. Das lembranças que a menina Samantha Botareli Salomão guarda da avó, o momento das histórias é o que permanece mais vivo em sua memória. “Meus pais também me incentivam a ler, mas minha avó contava histórias de verdade, que ela não lia nos livros. É que ela viveu no sítio e contava como era o trabalho da colheita de café”, comenta.

Dos livros retirados por Samantha em 2013, destacam-se “A Rainha rabiscada”, de Sylvia Orthof, “Dora e seu bebê siri”, de Kristen Larsen, “Júlio tem medo do escuro”, de Christian Lamblim e “Bola de barbante” de Mauro Martins.

Samantha gosta de ler, e também que leiam para ela, principalmente à noite, antes de dormir. Além dos empréstimos na Biblioteca Municipal, também possui vários livros em casa. “A Gritadeira é meu preferido”, conta, referindo-se ao livro de Sandra Aymone.

A menina Samantha não conheceu a personagem série “Samanta, a feiticeira”, da famosa série da televisão, exibida nos anos 1960 e 1970. Quando soube que a feiticeira da TV fazia mágicas com uma simples torcidinha no nariz, a menina afirmou, arteira, que torceria o seu para poder cantar na escola: “Eles não deixam cantar na escola...”

A Biblioteca Tristão de Athayde possui um ótimo acervo para adultos e crianças. Para quem tem filhos e quer tirá-los da frente da televisão ou do computador, segue o endereço: Rua São Paulo, 149, Centro. O acervo informatizado pode ser consultado pela internet em http://www.tertuliana.com.br/index.php/links, e o telefone é 3326-4458.