Fã do escritor Ziraldo, Nathan Silva Gracioli emprestou 50 livros da Biblioteca em 2013

Nathan Silva Gracioli tem seis anos e está matriculado na primeira série da EMEF Profª Adelaide Pedroso Racanello. Esperto e conversador, Nathan usa óculos de aros arredondados, está feliz e não vê a hora de começar a estudar na nova escola.

Mas existe outro lugar onde o menino pode ser visto com frequência, sempre acompanhado da mãe, Juliana Maximiniano da Silva. Nathan é um dos mais de onze mil leitores da Biblioteca Municipal “Tristão de Athayde”. “Acho importante incentivar o hábito da leitura e hoje ele já tem seu próprio cadastro”, explica Juliana, que nasceu em Santa Cruz do Rio Pardo e veio para Ourinhos aos quinze anos. Ela é estudante do curso de Pedagogia da Faculdade Estácio de Sá, e leva o filho à Biblioteca desde os três anos de idade.

Apaixonado pelos livros do escritor Ziraldo, o pequeno Nathan é o leitor infantil mais assíduo da Biblioteca Tristão de Athayde. Foram cerca de cinquenta livros emprestados durante o ano de 2013, que incluem também autores como Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Cecília Meireles e Maurício de Sousa. 

A mãe de Nathan sempre o incentivou a ler

Estatísticas sobre o movimento da Biblioteca Municipal “Tristão de Athayde” durante o ano de 2013 revelaram que os livros mais retirados  pelas crianças foram “Diário de um banana”, “Querido diário otário” e “Poderosa”. O número de leitores cadastrados o ano passado também aumentou bastante em relação ao ano anterior. Em 2012 eram 9905, e em 2013 esse número saltou para 11.402.

Embora os dados sobre a leitura no Brasil não sejam muito animadores, é possível afirmar que ter contato com livros desde a infância é fundamental para o desenvolvimento do raciocínio e da criatividade. Nathan é um exemplo disso. Como qualquer criança, ele também gosta muito da Internet, mas diz orgulhoso ao lado da mãe: “Minha casa tem um montão de livros”.