A(o)gosto das Letras reúne poetas ourinhenses nesta quarta

Leituras de crônicas, exibição de filme e oficina completam a programação do dia

A primeira mesa literária do 5º A(o)Gosto das Letras acontece nesta quarta-feira, 21, às 20h no Pub 744, reunindo diversos poetas da cidade. A conversa deverá abranger assuntos como o processo de criação, a importância da poesia, alternativas de publicação, e será mediada pelo jornalista e poeta Valdir Grandini.

Segundo os curadores do festival, o objetivo dessa reunião de poetas é criar oportunidade para que todos possam apresentar um pouco do seu trabalho, identificando assuntos e interesses comuns. As outras duas mesas acontecem no dia 22, quinta, reunindo os escritores Humberto Werneck e Euclides Rossignoli, e no dia 23, sexta, com a presença do romancista, cronista e biógrafo José Castelo e a escritora e poeta Noemi Jaffe.

A programação começa logo pela manhã. Às 9h, os atores Valfredo Inforzato e Lia Ferrer realizam leituras de crônicas no Colégio Super Ensino. Às 14h, a professora Lara Haddad, autora do livro “A ilustração literária”, dá início a oficina “Ilustração e memória” na Biblioteca Tristão de Athayde, atividade voltada às pessoas maiores de 60 anos, que promove o registro de memórias dos participantes, usadas como ponto de partida para a criação de textos literários. Às 18h30, também na Biblioteca Tristão de Athayde, será exibido o documentário “Daquele instante em diante”, de Rogério Veloso, focando a vida do músico Itamar Assumpção.

Para participar das mesas é necessário retirar gratuitamente os convites na Biblioteca Municipal Tristão de Athayde. Mais informações sobre a programação do 5º A(o)gosto das Letras pelo telefone (14) 3326-4458.

Rubem Braga é tema de exposição na Biblioteca Tristão de Athayde

A homenagem que o A(o)gosto das Letras presta ao escritor Rubem Braga teve início bem antes do evento. Durante os meses de julho e agosto a Associação de Amigos da Biblioteca Pública (AABiP) realizou rodas de leitura às quartas-feiras na Biblioteca Municipal Tristão de Athayde, onde foram lidas e comentadas crônicas do autor. Além das leituras que acontecerão em escolas da cidade nos dias 21, 22 e 23 e a presença do biógrafo de Braga, o escritor carioca José Castello, em uma mesa literária no dia 23, uma exposição também lembra episódios da vida e traz trechos da obra do autor homenageado.

Através de dez painéis concebidos de forma a lembrar páginas de jornal, a exposição traz informações e textos do autor a respeito de assuntos diversos como a vida, a família, o casamento, o jornalismo, a guerra, a palavra e a velhice. “Não é tarefa simples retratar um escritor que tem uma obra e interesses tão vastos. Procuramos selecionar textos que mostrem a essência de Rubem Braga como ser humano curioso e sensível, dono de uma simplicidade que valoriza a riqueza de sua literatura”,  afirma  Marco Aurélio Gomes, um dos curadores do 5º A(o)gosto das Letras.

A exposição pode ser visitada na Biblioteca Municipal Tristão de Athayde, à Rua São Paulo, 149, das 9 às 20h.