Roda de Leitura no Bar do Joel na Vila Margarida

Ex-ferroviiários e moradores da Vila Margarida acompanharam a leitura das crônicas de Euclides Rossignoli

Promover leitura em um bar é uma atividade no mínimo inusitada. Mas a Associação de Amigos da Biblioteca Pública topou o desafio e levou crônicas de Euclides Rossignoli, autor ourinhense homenageado pela quinta edição do A(o)gosto das Letras para ler no Bar do Joel na última quarta-feira, dia 23. 

A noite fria aproximou ainda mais os frequentadores dos convidados que lotaram o bar. Os textos foram retirados do livro “Ourinhos, histórias e memórias”, lançado em 2011 com apoio do Edital de Fomento à Cultura da Secretaria de Cultura. A equipe que organiza as Rodas de Leitura selecionou textos que contam histórias da vila Margarida e da ferrovia, já que o bairro ainda abriga uma população de ferroviários. “Foi uma oportunidade muito boa de levarmos a leitura para adultos frequentadores de um dos bares mais tradicionais da cidade. Cada história lida motivou para que as pessoas contassem sobre situações que viveram, numa troca humana muito importante”, disse Rogério Singolani, presidente da Associação.
As rodas de leitura acontecem durante todo o ano na Biblioteca Municipal “Tristão de Athayde”. Porém, nos meses de julho e agosto são selecionados textos dos autores convidados para o A(o)Gosto das Letras, festival literário que vai acontecer entre 20 e 24 de agosto. Na próxima terça-feira, 30, foram convidados ferroviários ou familiares para que participem da roda de leitura que vai acontecer às 15h na Biblioteca, onde serão lidas crônicas de Euclides Rossignoli que tratam da ferrovia.
No dia 31, o encontro será às 18h30, com textos de Rubem Braga, Euclides Rossignoli, Sergio Vaz e Noemi Jaffe. A atividade continua no mês de agosto, nos dia 07 e 14, na Biblioteca Municipal “Tristão de Athayde”com leitura de textos dos autores que estarão presentes no A(o)Gosto das Letras.

 Joel com Marco Aurélio, Neusa Fleury e Rogério Singolani