“Vidas Secas” foi tema do Papo de Quinta na Biblioteca Tristão de Athayde

O grupo assistiu ao documentário Graciliano Ramos - A literatura sem bijuterias.

O Papo de Quinta, projeto realizado na Biblioteca Municipal Tristão de Athayde, recebeu no dia 05/06 duas turmas de alunos da EE Domingos Camerlingo Caló para um bate-papo sobre o romance “Vidas Secas”, do escritor alagoano Graciliano Ramos. Publicado em 1936, o livro é um dos maiores clássicos da literatura brasileira e este ano atingiu sua 120ª edição. Retratando a difícil vida de uma família de retirantes, o filme ganhou as telas dos cinemas em 1963, dirigido pelo cineasta Nelson Pereira dos Santos.

A participação dos alunos aconteceu por iniciativa das professoras da Sala de Leitura da escola, Margarida Francisco Ornaghi e Leila Fernandes Garcia. Outros dois professores, Sérgio dos Santos Junior (Sociologia) e Valdirene Barbosa Araújo Batista (Língua Portuguesa), também acompanharam as turmas do 2º e 3º anos do ensino médio.

A ideia de participar do projeto partiu dos professores da Sala de Leitura da escola.

Durante o encontro os alunos tiveram a oportunidade de assistir ao documentário “Graciliano Ramos, a literatura sem bijuterias”, e na sequência foram lidos e discutidos alguns trechos do livro. O projeto foi pensado como uma forma de atrair novos públicos para a biblioteca e os temas são definidos a partir dos interesses das turmas participantes. O assunto deste último encontro foi proposto pelos professores, pois a leitura e análise do livro “Vidas Secas” é parte do conteúdo das aulas de literatura.

Interessados em participar do Papo de Quinta devem entrar em contato através do telefone 3326-4458. O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, com coordenação da Biblioteca Tristão de Athayde, em parceria com a Associação de Amigos da Biblioteca Pública (AABiP).

 

Ao final do encontro os alunos produziram um pequeno comentário sobre o tema.