Neusa Fleury fala sobre conceitos de cultura no Caló

 

A Escola Estadual Domingos Camerlingo Caló tem se destacado pela intensa atividade cultural que desenvolve com seus alunos. Na terça-feira, 07, a professora e ex-secretária de Cultura de Ourinhos e Santa Cruz do Rio Pardo Neusa Fleury realizou  palestra sobre conceitos de cultura e os múltiplos aspectos que envolvem a noção de identidade cultural. A palestra envolveu professores e alunos do EJA – Educação de Jovens e Adultos, além do poeta e cartunista Cícero de Pais e do cineasta Guico Oliveira.

 

Em sua fala, Neusa teceu breves comentários sobre as concepções que definem a cultura popular, a cultura erudita e de massa, além de mostrar experiências de ações culturais espontâneas, como o trabalho desenvolvido pelo poeta Sérgio Vaz na periferia de São Paulo. “Foi muito gratificante poder compartilhar com os alunos minha experiência de tantos anos na área da gestão e da ação cultural. Fui surpreendida por um grupo de jovens que sabem dizer o que pensam e se posicionam de forma crítica sobre a realidade que vivenciam no seu dia a dia”, comentou Neusa.

 

 

A escola tem se diferenciado por inserir projetos culturais no seu cotidiano. Oficinas de escrita, de teatro e palestras sobre cinema são atividades que acontecem com regularidade, coordenadas principalmente pela Sala de Leitura da unidade. Para a professora Margarida Francisco Ornaghi, “todas essas atividades aumentam o repertório cultural dos alunos e são fundamentais para a formação de cidadãos mais conscientes e com mais sensibilidade para encarar os desafios do mundo atual”.  

 

O trabalho na educação depende cada vez mais de parcerias e do envolvimento de todos. Além da Sala de Leitura da EE Domingos Camerlingo Caló, a realização da palestra contou ainda com o apoio da Associação de Amigos da Biblioteca Pública – AABiP, entidade cultural que desenvolve projetos de incentivo à leitura, de preservação da memória e do meio ambiente.