Balada Literária reúne autores que passaram por Ourinhos

Sérgio Vaz lê suas poesias durante o A(o)gosto das Letras

 

Começou hoje a 10° Balada Literária, o festival literário organizado pelo escritor Marcelino Freire. A programação da Balada se estende até o dia 22 ocupando diversos espaços espalhados pela cidade de São Paulo, e homenageia a cineasta Suzana Amaral, que dirigiu o cultuado A hora da estrela, uma adaptação do livro da escritora Clarice Lispector.

 

Embora não cultive o exagerado glamour de algumas festas literárias que acontecem pelo país, a Balada segue promovendo um caloroso encontro com autores e livros. A programação é diversificada e dialoga com outras linguagens, como a fotografia, a música e o teatro.

 

Dos autores convidados, muitos passaram por Ourinhos durante o Festival Literário A(o)gosto das Letras, realizado pela Associação de Amigos da Biblioteca Pública, a AABiP. A começar do criador da Balada, Marcelino Freire. Autor de Contos Negreiros (Prêmio Jabuti 2006) e organizador dos Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século, Marcelino integra o coletivo EDITH, pelo qual lançou, em 2011, o livro de contos Amar É Crime. Em 2013, publicou seu primeiro romance, Nossos Ossos.

 

Também passaram pelo A(o)gosto e marcam presença na Balada deste ano, autores como Ignácio de Loyola Brandão, o escritor e quadrinista  Lourenço Mutarelli, Ronaldo Bressane, Ivana Arruda Leite, o cronista do Estadão Humberto Werneck e Xico Sá. O poeta Sérgio Vaz, criador da Cooperifa, que promove saraus pela periferia de São Paulo, também passou por Ourinhos e no dia 22 participa de uma conversa no Centro Cultural B_arco.

 

Nos seis anos em que foi realizado, o Festival A(o)gosto das Letras proporcionou o contato dos leitores com dezenas de autores nacionais. A última edição aconteceu em 2014, e se firmou não como o maior, mas, sem dúvida, como um dos mais criativos e acolhedores festivais literários do interior do estado de São Paulo. Segundo o professor Rogério Singolani, presidente da AABiP, e entidade decidiu que o festival será realizado a cada dois anos. Portanto, uma nova edição do evento deverá acontecer em 2016, com muitas novidades.

 

Para conhecer a programação completa da 10° Balada Literária, acesse a página oficial do festival http://www.baladaliteraria.com.br

 

Foto crédito: Tatiana Oliveira