Quem é vivo sempre desaparece

Antonio Romane, autor de Extranhas num ano bissexto

 

"Quem é vivo sempre desaparece".

A frase acima é do jornalista Antônio Romane e foi publicada no seu livro Extranhas num ano bissexto, edição digital que reúne pequenos textos e frases curtas onde se percebe a veia poética, o humor e o sarcasmo. Romane também organizou, em 2015, o livro Meu canto livre,do amigo Roberto Pellegrino, um italiano que, assim como ele, passou a infância e a adolescência em Ourinhos na década de 1950. Nenhum dos dois é ourinhense, mas a cidade grudou neles com aquele barro vermelho e pegajoso próprio das terras do sudoeste paulista.

Da convivência com Pellegrino, os amigos lembram do sotaque e surpresas do estrangeiro com a nova terra: “Os ourinhenses tinham hábitos estranhos e falavam uma língua também estranha, cheia de esses e de erres carregados. Faziam as refeições em horários para mim inadequados; os alimentos variavam pouco e eram preparados sem sofisticação”. Assim como o amigo Romane, ele também estudou no tradicional Instituto de Educação Horácio Soares. “Não sou escritor” diz Pellegrino, mas os textos curtos, de leitura fácil o desmentem: “Limito-me a escrever algumas coisas pequenas, desimportantes, sem presunção”.

Antônio Romane tem a escrita como ofício. Poeta, editor e tradutor, publicou seus primeiros textos no jornal Tempo de Avanço, editado mensalmente pelo antigo Instituto. Em seu livro, Romane deixa transparecer o seu olhar atento e irônico sobre a realidade do país: “Cara, o Brasil é realmente fantástico. Até pouquíssimo tempo atrás, o negócio era fundar uma igreja, agora é o caso de fundar um partido ─ e ao longo desse tempo, que se funde também uma ONG que, em nosso país, é uma instituição não governamental governamental”.

O jornal Tempo de Avanço, que tinha os dois amigos como colaboradores, foi digitalizado através do projeto Ourinhos: Memória em Movimento, realizado pela Associação de Amigos da Biblioteca Pública – AABiP, e pode ser consultado no site http://www.tertulianadocs.com.br/xmlui/handle/123456789/22.

Para ler os livros Meu canto livre e Extranhas num ano bissexto, clique nos links abaixo

 

Pellegrino

https://pt.scribd.com/doc/283388573/Meu-canto-livre

 

Romane

https://pt.scribd.com/doc/283388967/Extranhas1-num-ano-bissexto