Fotógrafo Francisco de Almeida Lopes tem parte do seu trabalho reunido em livro digital

Fotógrafo registrou o desfile de 7 de setembro de 1954

 

Em seu livro Ourinhos: Memórias de uma cidade paulista, o jornalista Jefferson Del Rios afirma que a cidade teve a sua história bem documentada fotograficamente. Certamente um dos fotógrafos que mais contribuiu para isso foi Francisco de Almeida Lopes, funcionário da Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná, e autor de muitas das imagens que revelam a evolução de Ourinhos ao longo do século 20.

Eventos cívicos, políticos e festivos foram situações captadas pelas lentes do fotógrafo. As imagens revelam também pessoas anônimas e as transformações urbanas da cidade: praças, edifícios e calçadas, além dos primeiros veículos que circularam por suas ruas.

Nos trinta e cinco anos que trabalhou como ferroviário, Francisco de Almeida Lopes deu uma atenção especial para o cotidiano da estrada de ferro, produzindo imagens que traduzem o importante papel da ferrovia na expansão de toda região. Essa história é contada em Meu pai e a ferrovia: uma breve história fotográfica da Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná (1924-1944), livro digital escrito por seu filho João Carlos Neves Lopes e Newton C. Braga. O livro integra o projeto de edição de livros digitais da Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, e para fazer o download basta acessar http://www.ccp.uenp.edu.br/e-books/uenp/2014-jcnlopes-meu_pai_e_a_ferrovia.pdf.

Percebendo a importância das imagens produzidas por Francisco de Almeida Lopes, a Associação de Amigos da Biblioteca Pública, a AABiP, incluiu em 2013 mais de 200 fotos de sua autoria no projeto Ourinhos: Memória em Movimento, realizado com patrocínio do Ministério da Cultura. Para conferir as fotos acesse o site da entidade: http://www.tertuliana.com.br/docs/fotos.