Projeto da Associação de Amigos da Biblioteca de Ourinhos é relatado em New York

 

Uma experiência em arte educação realizada em Ourinhos pelo projeto Ponto de Cultura Para Ler o Mundo, da Associação de Amigos da Biblioteca Pública (AABiP), foi selecionada pela United States Society for Education through Art (USSEA) para ser compartilhada durante a Conferência de Arte-Educação realizada em Nova Iorque de 17 a 19 de julho.  O projeto aconteceu no período de 2009 a 2012, e foi financiado pelo Ministério da Cultura através de edital em que a entidade foi premiada.

O Ponto de Cultura “Para ler o mundo” foi inspirado nas filosofias educacionais de Paulo Freire e Ana Mae Barbosa, com objetivo de criar situações que levassem as crianças a discutir e refletir sobre a realidade em que estão inseridas. O trabalho foi coordenado pelo jornalista e arte-educador Valdir Grandini, e a experiência relatada nos Estados Unidos foi fruto de atividades realizadas em 2012. As oficinas aconteceram em escolas públicas e sede de associações de moradores de bairro, e  envolveram as linguagens da fotografia, vídeo, música, jornalismo, teatro e literatura. O projeto foi realizado num rodízio que percorreu diversos bairros de Ourinhos, e a experiência foi relatada na Conferência de Arte-Educação em New York pela oficineira Cinthia Siqueira.

Um dos bairros escolhidos foi o Pacheco Chaves, onde as crianças se reuniam para dois encontros semanais durante seis meses na sede da Associação de Moradores do bairro, sob orientação de Cinthia Siqueira e Alex Sampaio.

 Os alunos aprenderam noções básicas da captura de imagens, leitura e produção de textos literários, fotografia e filmagens de espaços do bairro, realizando entrevistas com trabalhadores e moradores do bairro que resultaram no vídeo “Adjetivos do Pacheco”, que pode ser visto acessando o link https://www.youtube.com/watch?v=XDn6UDSMDmw

O projeto Ponto de Cultura ofereceu oportunidades de contato com as linguagens artísticas para centenas de crianças ourinhenses, alunos de escolas públicas. Para o presidente da Associação de Amigos da Biblioteca, professor Rogério Singolani, “a participação na Conferência de Arte-Educação evidencia a seriedade e o sucesso do projeto realizado em Ourinhos”.

 

Tertuliana é cultura!