Exposição “Memória em Movimento” percorre cidades da região

 

Depois de passar pela Biblioteca Municipal Tristão de Athayde, Câmara Municipal e  Faculdade Estácio de Sá em Ourinhos, a exposição “Memória em Movimento” pode ser vista no Colégio Camões de Santa Cruz do Rio Pardo até o final do mês de julho.

A mostra constitui-se de 10 grandes painéis com reproduções de páginas de jornais que circularam em Ourinhos e região desde o início do século passado, como “O correio do sertão” (1902-1904), “O contemporâneo” (1915), “A voz do povo” (1927 até a década de 1950) e   outros.

A exposição integra o projeto “Ourinhos: Memória em Movimento”, realizado pela Associação de Amigos da Biblioteca Pública – AABiP, que foi patrocinado pelo Ministério da Cultura, através do Instituto  Brasileiro de Museus (IBRAM). Importante iniciativa de preservação da memória, o projeto digitalizou cerca de 18 mil páginas de jornais. Todo o acervo, que inclui também fotos, mapas e vídeos, está disponível para consulta no site www.tertuliana.com.br, mantido pela AABiP.

Para o professor Rogério Singolani, presidente da entidade, a realização da exposição em Santa Cruz do Rio Pardo tem um significado especial, já que três jornais da cidade, o “Correio do Sertão”, “O Contemporâneo” e “O Debate” foram incluídos no projeto. “Esse trabalho resultou numa importante fonte de pesquisa para todos que se interessam pela história da região, além de destacar a forma como os fatos eram apresentados pelos órgãos de imprensa durante todo o século XX”, destaca Rogério.

A Associação de Amigos da Biblioteca Pública desenvolve projetos de incentivo à leitura e preservação da memória, com ampla repercussão na região. Em 2014, o projeto “Ourinhos: Memória em Movimento” foi citado no Seminário Internacional de Museus, realizado pelo Governo do Estado, na cidade de São Paulo.

A abertura da exposição aconteceu no dia 23, com a presença de professores do Colégio Camões, membros da Cooperativa, alunos e visitantes. Mais informações pelo telefone (14) 3373-2100 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 


 

AABiP - Associação de Amigos da Biblioteca Pública