Câmara Municipal recebe a exposição “Memória em Movimento”

 

Quem for a Câmara Municipal de Ourinhos terá a oportunidade de visitar a exposiçãoMemória em Movimento”, resultado de um trabalho de pesquisa realizado pela Associação de Amigos da Biblioteca Pública, a AABiP. A exposição integra o projeto “Ourinhos: Memória em Movimento” que digitalizou milhares de páginas de jornais que circularam na região de Ourinhos desde início do século passado. Todo o material, que inclui também um acervo de fotos e vídeos gravados com ex-ferroviários, está disponível no site www.tertuliana.com.br, mantido pela entidade.

 

Considerada uma das mais importantes ações de preservação da memória e de recuperação de documentos históricos do interior do Estado de São Paulo, o projeto contou com o patrocínio do Instituto Brasileiro de Museus, IBRAM, órgão vinculado ao Ministério da Cultura. “Foram três anos de pesquisa em acervos públicos e particulares que agora podem ser consultados livremente por qualquer pessoa”, informa o professor Rogério Singolani, presidente da AABiP.

 

O projeto prevê a itinerância da exposição que deve circular também por museus e universidades da região. “Já recebemos diversas solicitações, e iniciamos atendendo ao pedido do presidente da Câmara de Ourinhos, o vereador Lucas Pocay”, revelou Rogério. Cidades como Santa Cruz do Rio Pardo, Assis e Jacarezinho já demonstraram interesse em receber a exposição.

 

Desde a sua fundação em agosto de 2001, a Associação de Amigos da Biblioteca Pública já realizou importantes projetos de incentivo à leitura e preservação da memória. No início de 2015 a entidade deve lançar um documentário sobre os 50 anos do golpe militar em Ourinhos, que reúne depoimentos de professores, políticos e jornalistas de que dão seu testemunho sobre esse episódio da história recente do país.

 

A exposição fica aberta para visitação pública de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.