Autores que participaram do Aogosto das Letras estão entre os finalistas do Prêmio Jabuti

Marcelino Freire (esquerda) ao lado de Jefferson Del Rios no Aogosto das Letras de 2011

 

Foram anunciados esta semana os finalistas da mais tradicional premiação literária do país. O Prêmio Jabuti é promovido pela Câmara Brasileira do Livro e tem curadoria da professora e pesquisadora Marisa Lajolo. Em sua 56ª edição, o Jabuti recebeu 2240 inscrições de livros publicados em 2013 e está dividido em 27 categorias. O resultado final será divulgado no dia 16 de outubro e a premiação acontece no dia 18 de novembro no Auditório do Ibirapuera em São Paulo. Os vencedores receberão troféus e premiação em dinheiro. Para conferir a lista completa dos finalistas basta acessar o site premiojabuti.com.br.

 

Na lista, que inclui alguns dos mais consagrados autores brasileiros, é possível encontrar nomes que já passaram pelo Festival Literário Aogosto das Letras, evento promovido pela Associação de Amigos da Biblioteca Pública – AABiP, em Ourinhos. Na categoria “Romance” estão Michel Laub, com A maça envenenada (Companhia das Letras) e Marcelino Freire com Nossos Ossos (Record). Na categoria “Reportagem” um dos finalistas é o jornalista Laurentino Gomes, com 1889 (Globo), livro que completa sua trilogia histórica. Os três participaram das conversas literárias do A(o)gosto das Letras.

 

Para o professor Rogério Singolani, presidente da AABiP e um dos curadores do festival, “a presença desses escritores na lista do Jabuti, demonstra como o Aogosto das Letras está sintonizado com o que acontece no meio literário brasileiro”.

 

TERTULIANA é cultura!