Exposição “Memória em movimento” será instalada no Museu Municipal

A exposição “Memória em movimento”, realizada pela Associação de Amigos da Biblioteca Pública, a AABiP, em convênio com o Instituto Brasileiro de Museus será instalada em outro local. Os painéis que compõem a exposição estiveram expostos na Biblioteca Municipal Tristão de Athayde desde maio deste ano, e em breve poderão ser visitados no Museu Municipal, que encontra-se fechado.

A exposição integra o projeto “Ourinhos, memória em movimento” que digitalizou 18 mil páginas de documentos históricos como jornais, fotos e mapas além da realização de documento audiovisual com depoimentos de ex-ferroviários moradores da cidade. Alguns dos principais jornais que circularam na região durante todo o século XX como “Correio do Sertão”, “O Contemporâneo”, “A Voz do Povo”, “O progresso”, “Diário da Sorocabana”, “Debate” e outros estão disponíveis para consulta no site www.tertuliana.com.br

Segundo o presidente da AABiP, prof. Rogério Singolani, a exposição foi retirada da Biblioteca na última sexta-feira, sem o conhecimento da entidade. “Estávamos tratando com a diretora da Biblioteca, Profa.  Josana Bassi Moura, a respeito do transporte e responsabilidade sobre a exposição, quando fomos surpreendidos com a notícia de que os painéis haviam sido retirados por funcionários da Prefeitura. Lamentamos que, ao contrário do que havíamos combinado, o transporte tenha se dado sem  nosso conhecimento e supervisão. O secretário da Cultura ainda não assinou o termo de responsabilidade que pedimos, e para garantir a preservação do patrimônio fomos obrigados a realizar um boletim de ocorrência”, explicou o presidente.

Segundo o presidente da AABiP, a exposição será instalada em cidades da região como Santa Cruz do Rio Pardo, Assis, Jacarezinho e Bauru. “A exposição ficará emprestada para a Prefeitura até o final de novembro. Para nós é uma satisfação que seja vista por muitas pessoas, e acredito que a Secretaria de Cultura vai organizar visitas de estudantes e outras entidades, para que o conhecimento histórico possa ser compartilhado. Em dezembro faremos algumas adaptações nos painéis e em janeiro já enviaremos para as cidades participantes do projeto”, explicou.

Apesar dos painéis da exposição terem sido transportados para o prédio do Museu, a Secretaria de Cultura ainda não divulgou a data de sua abertura.