Luis Milanesi fala sobre a biblioteca do século XXI

Bibliotecário e professor da USP é um dos convidados do A(o)gosto das Letras

 

 

Pensar a biblioteca do século XXI é uma das preocupações de Luis Milanesi, bibliotecário, escritor e professor do Departamento de Biblioteconomia da Escola de Comunicações e Artes da USP, da qual também já foi diretor. Escreveu o volume O que é biblioteca, da sempre lembrada coleção Primeiros Passos, editada na década de 1980. Depois disso publicou outros livros buscando entender a ausência de transformações nas bibliotecas, principalmente nas chamadas bibliotecas públicas. Foi responsável também pela criação do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo quando atuava na Secretaria de Estado da Cultura.

 

Milanesi sempre se entusiasmou com o avanço das tecnologias digitais e da sua importância na organização e disponibilização da informação. Para ele, encarar essa nova realidade é o grande desafio das bibliotecas públicas. Em artigo publicado na Revista da USP ele lembra que: “Da mesma forma que a fotografia não desapareceu, mas se aperfeiçoou com os recursos digitais, com a biblioteca pública ocorrerá o mesmo. A sua função básica – prestar informações necessárias à coletividade – permanece e, com os novos recursos, poderá ser incrementada”.

 

Na palestra “A Reinvenção da Biblioteca”, que será realizada no dia 12/08, às 14h, na Biblioteca Tristão de Athayde, Milanesi tratará deste e de outros assuntos relacionados ao papel das bibliotecas nos dias atuais. O encontro é voltado principalmente aos profissionais que atuam em espaços de leitura e na organização de acervos. No artigo citado acima, ele destaca também o descompasso que se verifica na formação desses profissionais e a postura que muitos adotam frente aos novos desafios: “As instituições de ensino superior que formam bibliotecários raramente se direcionam para esse campo – que vai muito além das habilidades técnicas convencionais”.

 

Sobre o tema, Luis Milanesi publicou ainda O Paraíso via Embratel (1978), Ordenar para Desordenar: Centros de Cultura e Bibliotecas Públicas (1986), Casa de Cultura: Forma e Função (1989) e A Casa da Invenção (1991). O Festival Literário A(o)gosto das Letras é realizado pela Associação de Amigos da Biblioteca Pública em parceria com a Prefeitura de Ourinhos. Informe-se sobre o festival aqui www.tertuliana.com.br