Projeto “Ourinhos, memória em movimento” reuniu dezenas de pessoas na Biblioteca

Trabalho será apresentado no 6º Encontro Paulista de Museus em São Paulo

 

 

Como já era esperado o lançamento do projeto “Ourinhos: Memória em Movimento” atraiu dezenas de pessoas à Biblioteca Municipal Tristão de Athayde na sexta-feira. A chuva e o friozinho não afastaram um público que circulou fascinado entre os painéis com reproduções de jornais que circularam em Ourinhos e região, desde os primeiros anos do século passado.

 

O projeto da Associação de Amigos da Biblioteca Pública – AABiP foi aprovado em 2011 e digitalizou mais de 18 mil páginas de jornais, fotos , mapas e plantas da cidade. Também foram produzidos cinco filmes com depoimentos de ex-ferroviários. Tudo isso pode ser conferido no site www. www.tertuliana.com.br. 

 

“Após visitar a exposição às pessoas se sentem estimuladas e entrar no site e conseguem perceber a dimensão de um projeto inovador que utiliza as novas tecnologias para disponibilizar de forma adequada acervos históricos”, avalia Rogério Augusto Singolani, presidente da AABiP. Tão inovador que ganhará mais visibilidade em junho, quando será realizado na cidade de São Paulo o 6º Encontro Paulista de Museus. O encontro organizado pelo Sistema Estadual de Museus – SISEM reunirá especialistas e gestores que atuam na área. O projeto ourinhense será apresentado no módulo Painéis Digitais.

 

Para Carlos Fantinati , professor de Literatura Brasileira da UNESP/Assis, trata-se de uma iniciativa pioneira por recuperar e disponibilizar toda essa documentação: “Penso que uma das formas de preservar a memória é recuperar essa imprensa regional. A forma como Ourinhos estabeleceu historicamente relações com outros municípios da região está de certa forma nas páginas destes jornais.”

 

Representando a prefeita Belkis Fernandes, a Secretária de Assistência Social Maria Aparecida Finotti Oliveira observou que quando se fala de memória, de lembranças, está se falando de vida. “Eu acredito que o visitante dessa exposição vai se surpreender e perceber a importância desse trabalho para o seu conhecimento. É o contato com histórias, lembranças desconhecidas. Toda a equipe está de parabéns”, concluiu a Secretária.

 

Alguns convidados se depararam com sua própria história nas páginas dos jornais. Foi o que aconteceu com o ex-prefeito Aldo Matachana Thomé e o jornalista Antonio Romane. Aldo foi prefeito de Ourinhos entre os anos de 1977 e 1983, e ressaltou que esse tipo de trabalho apresenta a bagagem de formação de toda uma comunidade. Antonio Romane, que atualmente mora em São Paulo e veio a Ourinhos especialmente para o lançamento do projeto, lembrou do jornal “Tempo de Avanço”, um dos periódicos digitalizados. Romane foi diretor do jornal que circulou entre 1968 e 1969: “Éramos uma geração inquieta e fomos desde o início contrários à ditadura, e o jornal reflete bem o espírito da época”.

 

Rose Pimentel, jornalista que ainda atua na imprensa da cidade, lembrou que os profissionais da imprensa registram cotidianamente a nossa história. “Preservar esse material é preservar a memória da nossa cultura, os costumes, todas as transformações sociais, culturais, que fazem parte da vida da gente”, destaca Rose. Ela concorda com a observação do vereador Alexandre Zóio: “É uma parte da história que nós não conhecemos na escola”.

 

A exposição está aberta a visitação de segunda a sexta, na Biblioteca Tristão de Athayde, que fica na Rua São, 149, no Centro de Ourinhos. Mais informações pelo telefone (14) 3326-4458.