Atividades diversificadas aproximam o público da Biblioteca Tristão de Athayde

Realizar cursos e atividades antes restritas a outros espaços são maneiras de dinamizar a atuação das bibliotecas públicas. É isto o que acontece na Biblioteca Municipal “Tristão de Athayde”, situada no centro da cidade. Com acervo informatizado e acesso gratuito à internet, oferece oficinas como de desenho artístico, artesanato, contação de histórias e redação, além de acesso à leitura de jornais e revistas.

As mudanças ocorridas com o uso da internet provocaram transformações no funcionamento das Bibliotecas Públicas. Há algumas décadas era comum ver ali grupos de alunos reunidos em torno de enciclopédias, naquilo que era conhecido como “pesquisas” para trabalhos para a escola.  A implantação de bibliotecas escolares e o advento da internet afastaram os alunos dos espaços das bibliotecas públicas. “Teve até quem colocasse em dúvida a importância do livro, já que o Google parecia capaz de solucionar todas as dúvidas”, comenta Neusa Fleury, diretora da Biblioteca, ressaltando que “a leitura, especialmente de textos de ficção, continua sendo fundamental para as pessoas em qualquer idade. Conhecer a vida de outros seres humanos através dos personagens literários deixa a existência mais rica, além das possibilidades de aumentar o vocabulário, melhorar a ortografia e ajudar na clareza na expressão falada e escrita. Além disso, as bibliotecas escolares não atendem a toda a comunidade, o que aumenta a importância dos espaços públicos”.

Além do incentivo oferecido pelo acesso gratuito aos mais de 20 mil livros do acervo, a Biblioteca Municipal Tristão de Athayde organiza cursos, saraus, oficinas, lançamento de livros, rodas de leitura e atividades especiais para grupos como os que compõem o CAPS, o Centro de Atenção Psicossocial. “A atuação das bibliotecas precisa acompanhar as transformações da sociedade. Hoje em dia as livrarias têm até restaurantes. Nossa biblioteca vive lotada porque diversificamos as atividades oferecidas. As oficinas são gratuitas e, além dos novos conhecimentos, proporcionam chances de convívio social”, ressalta a diretora.

A Biblioteca Municipal “Tristão de Athayde” fica na Rua São Paulo, 149, no centro. O telefone é 14-3326-4458, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 20h.  Para consultar o acervo, acesse o site www.tertuliana.com.br e clique em links.