Ferrovia São Paulo Railway é tema de exposição na Biblioteca Tristão de Athayde

A partir desta semana os freqüentadores da Biblioteca Municipal Tristão de Athayde poderão conhecer um pouco da história de uma das mais importantes ferrovias brasileiras: a São Paulo Railway. A mostra “A Ingleza e o Inglês” é composta de 14 painéis que reúnem cerca de oitenta fotos do acervo do inglês Charles Roberto Mayo, que ilustram a ascensão e a queda da estrada de Ferro Santos-Jundiaí nas primeiras décadas do século 20.

Com projeto expográfico do arquiteto Julio Abe e organização da RVA Cultural, a exposição “A Ingleza e o Inglês” está dividida em cinco grandes temas: A Face Empreendedora de Charles Mayo; Os Desafios da Serra do Mar; A Beleza da Engenharia e a Arte da Tecnologia; A Ferrovia e o Despertar das Cidades; e Locomotivas, Carros de Luxo e Vagões. Um dos destaques da mostra são os painéis que se referem à tecnologia da época e os desafios enfrentados na construção principalmente na Serra do Mar, a caminho de Santos, importante via de exportação e de chegada à capital paulista.

Além da exposição, patrocinada pelo Grupo Tejofran e Trail Engenharia, o projeto inclui também o livro “A Ingleza e o Inglês – Charles Robert Mayo e a São Paulo Railway” (CLA Editora, 140 páginas), escrito pela professora da Unifesp Lucília Siqueira e pelo arquiteto Antonio Soukef Júnior. Com foco histórico, o livro também ressalta a qualidade e o significado das fotos que compõem o acervo examinado, assim como alguns desenhos de engenharia.

A exposição “A Ingleza e o Inglês” conta com o apoio da Prefeitura de Ourinhos e da Associação de Amigos da Biblioteca Pública – AABiP. A Biblioteca Municipal Tristão de Athayde funciona de segunda a sexta, das 9h às 20h e fica na Rua São Paulo, 149. Mais informações pelo telefone (14) 3326-4458.