Milton Lúcio Pereira é recordista em leituras em 2013

 

A Biblioteca Municipal “Tristão de Athayde” tem destacado seus principais leitores, fruto de levantamento realizado no final do ano de 2013. Mantida pela Prefeitura de Ourinhos através da Secretaria Municipal de Cultura, a Biblioteca é parceira da Associação de Amigos da Biblioteca Pública, a AABiP.

Milton Lúcio Pereira foi o recordista na categoria leitor adulto, tendo retirado 110 livros. “Eu também empresto livros da Biblioteca-ramal Clarice Lispector ou de amigos, então o total de livros lidos é maior”, afirma.

Nascido em Cândido Mota, Milton mora na vila Nova Sá e frequenta a Biblioteca central e a ramal da vila Margarida desde 2006. Além de retirar livros, é comum vê-lo no período da manhã lendo jornais ou revistas. “Meu gênero preferido é a aventura (na linha de O Poderoso Chefão), mas também leio livros de autores evangélicos”. Milton retira sempre dois livros, mas não é do tipo que lê várias publicações ao mesmo tempo. “Leio um de cada vez”, explica, e “sempre à tarde ou de noite, até a hora de dormir”.

Criado em uma família sem hábitos de leitura, Milton acredita que o gosto pelos livros foi se formando enquanto lia a Coleção Seleções do Reader´s Digest que emprestava da Biblioteca da escola onde estudava, em Sorocaba.

Já adulto, foi assinante do Círculo do Livro, quando teve oportunidade de conhecer novos autores. Seus prediletos são Dan Brown e Nicholas Sparks. Dos brasileiros, cita José Mauro de Vasconcelos, autor de “Meu pé de laranja lima. “Mas prefiro escritores norte-americanos”, resume.

Assíduo frequentador, conhece bem o acervo da Biblioteca “Tristão de Athayde”, e percorre as prateleiras analisando as capas e lendo os textos de apresentação dos livros que pretende ler. Mas às vezes Milton se engana. “Outro dia peguei um que tinha umas algemas na capa. Pensei que era um livro policial, mas era meio pornográfico...”, confessou.

Milton elogia o espaço e o atendimento prestado pelos funcionários da Biblioteca: “É amplo e agradável. Mas com esse calor seria melhor se tivesse ar condicionado”.

Milton vai até as prateleiras e volta com dois novos livros. Antes de se despedir comenta: “Ler é bom porque se aprende muita coisa”.