Fernanda Saraiva lança “Graça, a garça”, na Biblioteca Municipal


A escritora ourinhense Fernanda Saraiva lança seu novo livro infantil “Graça, a garça” no próximo dia 8 de outubro, às 19h30, na Biblioteca Municipal “Tristão de Athayde”.

O livro é o segundo volume da Coleção Meu Livro de Dormir, proposta da autora na criação de livros que também servem como brinquedo. “Esse tipo de leitura é especial porque as crianças podem brincar com o livro durante o dia e levar para a cama à noite, reforçando o prazer que toda leitura pode causar”, explica Fernanda.

A autora é professora aposentada, e conta que aprendeu a gostar de ler influenciada pela mãe, que também se dedicou ao magistério. Seu livro “Clara clarinha de ovo de galinha” recebeu o primeiro prêmio pelo júri adulto do Concurso João de Barro (MG). Outros dois títulos publicados foram “Histórias ao pé do ouvido” e “Uma história de outro jeito”, todos dedicados ao público infantil.

Em 2012 Fernanda Saraiva foi a escritora ourinhense homenageada pelo Festival Literário A(o)gosto das Letras. Durante o evento foi lançado o primeiro livro da coleção “Meu livro de dormir”, o Din-Din. A autora já trabalha na criação dos livros para outras coleções que serão lançadas em breve, a “Time do coração” e “Bichinhos de jardim”, pelo selo Armazém todas as coisas (http://blog.armazemtodasascoisas.com/)

A garça, personagem de “Graça, a garça”, é bonita e vaidosa. A história do livro conta um incidente provocado pelo fato da garça usar uma calça feita de talagarça, que acaba esgarçada pelo calcanhar. Na busca por uma solução para o problema, a autora propõe um início de abordagem sobre temas como a atual ditadura da moda e a adultização das crianças.

A personagem tem como referência um ícone de elegância das décadas de 1950/1960, a atriz Audrey. Mas, para Fernanda saraiva, a moda precisa ser saudável e relacionada à auto-expressão, ao sentir-se bem consigo mesmo.

“As pessoas vivem obcecadas pela magreza e juventude, buscando uma imagem determinada por modelos baseados em expectativas de terceiros e não na essência de cada indivíduo”, diz Fernanda, reforçando que a leitura de “Graça, a garça” pode servir de estímulo para uma reflexão sobre o assunto com as crianças. 

O evento de lançamento do livro tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Associação de Amigos da Biblioteca Pública, a AABiP.