Som Plural: Projeto Música na Biblioteca apresenta quarteto no dia 24

A tarde da quarta-feira, 24, será diferente para os frequentadores da Biblioteca Municipal Tristão de Athayde, com apresentação do grupo “Som Plural”, às 16h30.

Muito longe de ser um lugar sem vida, a Biblioteca Municipal Tristão de Athayde é um lugar que propõe transformar espaços de leitura em centros de irradiação de atividades culturais. A agenda da Biblioteca, além do tradicional empréstimo de livros, oferece oficinas culturais, rodas de leitura, exposições, eventos de lançamento de livros e outras atividades de incentivo à leitura.

O “Som Plural” surgiu há três anos, motivado por aulas que a pianista Cecília Einstoss, integrante do grupo, fazia com o professor Emerson Gonçalves. “Produzimos arranjos para duos, trios e quartetos, e sentimos necessidade de colocar em prática”, explica Cecília.

O grupo é formado por violoncelo (Clóvis Cacosta), flauta (Dirceu Trindade), voz (João Maurício Hypólito) e piano (Cecília Einstoss).  O repertório é diversificado, mostrando música erudita e popular.  “Quando fazemos arranjos para música erudita, como é o caso de ‘Apenas um coração solitário’, de Tchaikovsky, procuramos respeitar a estrutura da composição, a época e outras características”.

O grupo que ensaia duas vezes por semana se apresenta com formações diferentes, podendo ser duos, trio ou quarteto. “O piano está presente em todas as formações, porque os arranjos foram concebidos assim. Nos duos e trio, os músicos se revezam conforme a proposta”, explica Cecília.  O “Som Plural” apresenta música erudita e popular.