A(o)gosto das Letras: Troca de experiências traz resultados

A programação do 5º A(o)gosto das Letras reuniu poetas para uma roda de conversa no dia 21 de agosto, no PUB 744. O encontro reuniu Cícero de Pais, Itamar Rabelo, Franco Furlan e Ramiro Becheri, e foi mediado pelo jornalista Valdir Grandini, o Dentinho. O bate-papo abordou temas comuns ao universo dos poetas como o processo de criação, o uso de novas tecnologias e alternativas para publicação.

Enfrentar as dificuldades para a publicação do livro foi um dos desafios apontados. Cícero, que além de poeta também é desenhista, produz as ilustrações para seus livros. Ramiro contou que publica de forma alternativa, utilizando gráfica rápida, e para evitar custos produz ele mesmo a capa do livro. “Não sou desenhista, sinto dificuldades com isso, mas não posso pagar para um ilustrador”.

Na plateia estava a professora Lara Haddad, que coordenou a oficina “Ilustração e Memória” durante o A(o)gosto das Letras. Lara coordena o curso de Especialização em Ilustração da UNOPAR, em Londrina, onde também dá aulas de Artes Visuais Multimídia. A professora colocou o curso da UNOPAR à disposição dos poetas ourinhenses, para uma parceria na criação das ilustrações e capas dos livros.

O resultado dessa parceria poderá ser conferido no próximo livro de Ramiro Becheri, que será diagramado e ilustrado por um aluno do curso coordenado pela professora Lara Haddad.

“O A(o)gosto das Letras proporciona trocas de experiências,  temos muitos parceiros nas escolas de Ourinhos. Ficamos satisfeitos em saber que um encontro de poetas resultou nessa troca com uma universidade de outro Estado. Isso mostra o alcance de um evento como esse”, afirma Neusa Fleury, diretora da Biblioteca Municipal “Tristão de Athayde” e uma das curadoras do evento.