3º Festival Soarte de Teatro comemora os 20 anos do grupo

Comemorando os 20 anos de criação do grupo, o 3º Festival Soarte de Teatro começa neste sábado e prossegue até o dia 13 com a apresentação de seis espetáculos. No dia 7, acontece a abertura de uma exposição na Galeria do Teatro Municipal Miguel Cury, contando um pouco da trajetória do grupo fundado pelo diretor Sérgio Nunes.

Na programação, montagens inspiradas em textos de autores clássicos como Bertolt Brecht, Nelson Rodrigues, Guimarães Rosa e Clarice Lispector. Lembrando o centenário do poeta Vinícius de Moraes, o Soarte apresenta no dia 13, sexta, o musical “Saravá Vinícius!”.  Leandro Faria, um dos fundadores do Soarte e responsável pela direção dos espetáculos, explica que “o musical busca apresentar toda a dimensão da obra de Vínicius, que se dedicou à poesia, crônica, ao teatro e à crítica de cinema”. Outro destaque será a presença da atriz Rose Alves que apresenta o espetáculo “Elas”. Concebido pela própria atriz, “Elas” reúne textos de Guimarães Rosa, Lygia Fagundes Telles e Clarice Lispector.

Todos os espetáculos serão apresentados no Teatro Municipal. Os ingressos custam R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia entrada). O 3º Festival Soarte de Teatro conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e do jornal Diário de Ourinhos.

Dia 7 (sábado) – ABERTURA. EXPOSIÇÃO SOBRE O GRUPO.

Dia 8 (domingo) – QUANTO CUSTA O FERRO (Bertolt Brecht)

Sinopse - Sr. Svendson, o dono de um depósito de ferro, recebe em seu estabelecimento alguns clientes conhecidos e um novo cliente, recém chegado na cidade. Logo começam a acontecer estranhos assassinatos, coisa que causa preocupação no comerciante, mas nada que o impeça de continuar negociando barras de ferro com seu novo cliente, que cada vez compra mais. Parábola de Bertolt Brecht escrita em 1939. O texto faz referência ao início da segunda guerra e a ascensão nazista.

Ficha técnica - Direção: Leandro Faria / Produção: Marcelo Pirajú / Iluminação: Neguitinho / Sonoplastia: Leandro Faria / Cenotécnico e Contra Regra: Chapolin - Elenco: André Pereira, Bruna Domingues, Paulo Chierentini, Valfredo Inforzato, Zana Bertossi. Classificação indicativa – 14 anos


Dia 9 (segunda) – CENAS RODRIGUIANAS (Nelson Rodrigues)
Sinopse - O espetáculo apresenta adaptações de contos do livro "A vida como ela é", de Nelson Rodrigues. O nome da peça faz referência também ao compositor Lupicínio Rodrigues, as músicas do compositor pontuam as cenas e dialogam com as histórias mostradas.

Ficha técnica - Direção: Leandro Faria / Produção: Marcelo Pirajú / Iluminação: Neguitinho / Sonoplastia: Leandro Faria / Cenotécnico e Contra Regra: Chapolin - Elenco: Bruna Camargo, Bruna Domingues, Chris Barboza, Gabriel Arcanjo, Valfredo Inforzato, Zana Bertossi. Classificação indicativa – 14 anos

Dia 10 (terça) – A TERCEIRA MARGEM DO RIO (Guimarães Rosa)
Sinopse - A terceira margem do rio conta a história de um homem que se esquiva de toda e qualquer convivência com a família e com a sociedade. Ele manda construir uma canoa, e dentro dela permanece na completa solidão do rio. Por ter esse comportamento diferente ele é visto como um desequilibrado por todos.

Ficha Técnica – Direção: Leandro Faria / Produção: Marcelo Piraju / Músico: Caiã Zambotto / Iluminação: Neguitinho / Cenotécnico e Contraregra: Chapolin e Xande Mattos / Elenco: Glaucio Farina. Classificação indicativa – 14 anos

Dia 11 (quarta) – A MAIS FELIZ DO MUNDO (Manlio Speranzini)
Sinopse - O texto conta a história de Maria Aparecida, uma jovem que frequenta um bar underground. Numa dessas noites no bar ela adormece no balcão. A partir disso tudo o que se passa são alucinações e devaneios de Maria Aparecida. Todos os personagens que atuam na peça são lembranças ou projeções que ela faz da sua família e dela mesma em várias fases da vida. O texto trabalha com elementos do absurdo e do surrealismo.

Ficha técnica – Direção: Leandro Faria / Produção: Marcelo Piraju / Músico: Caiã Zambotto / Iluminação: Neguitinho / Sonoplastia: Leandro Faria / Cenotécnico e Contra regra: Chapolin / Elenco: Bárbara Oliveira, Bruna Camargo, Bruna Domingues, Caique Oliiver, Gabriel Arcanjo, Magali Flore, Rubia Rochetto. Classificação indicativa – 14 anos


Dia 12 (quinta) – ELAS (Guimarães Rosa, Lygia Fagundes Telles, Clarice Lispector)
Sinopse - A atriz Rose Alves interpreta três personagens femininos. Duas, tiradas dos livros “Grande Sertão: Veredas” de Guimarães Rosa e “As horas nuas” de Lygia Fagundes Telles, e uma personagem criada a partir de colagens de textos de Clarice Lispector. Três histórias narradas por mulheres que compartilham suas experiências, movimentando- se em meio às ruínas de um mundo em decomposição. Exiladas dentro de si mesmas.

Ficha técnica - Concepção e atuação: Rose Alves / Produção: Marcelo Piraju / Iluminação: Neguitinho / Sonoplastia: Leandro Faria / Cenotécnico e Contra regra: Chapolin  / Classificação indicativa – 14 anos


Dia 13 (sexta) – SARAVÁ VINICIUS! (Sarau Musical – Vinicius de Moraes)
Sinopse - O espetáculo musical tem a proposta de mostrar alguns gêneros literários, em que Vinicius de Moraes atuou. A poesia, a crônica, o teatro, as críticas de cinema, e até mesmo as correspondências com os amigos, mostram as diversas características da obra de Vinicius. A música também foi companheira inseparável do poeta. Desde jovem compôs suas primeiras musicas. A peça apresenta um repertório com canções de alguns dos principais parceiros musicais de Vinicius de Moraes. Esse ano comemora-se o centenário de nascimento do poeta.

Ficha técnica – Direção: Leandro Faria / Direção musical: Toninho Breves / Produção: Marcelo Piraju / Iluminação: Neguitinho / Cenotécnico e Contra regra: Chapolin - Elenco – Bruna Domingues, Leandro Faria, Magali Flore, Valfredo Inforzato. Músicos – Danício Soares (percussão) Edvanil Santos (trombone e flauta) José Victor (guitarra), Luciana Canizella (voz), Murilo Toloto (percussão e voz), Paulo Galani (percussão) Toninho Breves (violão de sete cordas e voz). Classificação indicativa - Livre