Projeto da AABiP digitaliza jornais e documentos históricos

Em fase final de realização, projeto da AABiP vai digitalizar jornais e documentos históricos

Em poucos meses será possível pesquisar pela internet jornais e documentos da região de Ourinhos, datados do início do século passado.

O projeto “Ourinhos, história em movimento”, realizado pela Associação de Amigos da Biblioteca Pública, a AABiP, está em fase final de realização, com previsão para término no mês de dezembro.

Realizado com recursos do Instituto Brasileiro de Museus e  Prefeitura Municipal de Ourinhos, o projeto venceu Edital lançado em 2011, juntamente com mais 13 instituições culturais de todo o país. Das 13 instituições vencedoras, apenas três conseguiram vencer as dificuldades técnicas e burocráticas e realizar a proposta.

Jornais como “O Correio do Sertão”, de 1902, e “O Contemporâneo”, de 1917, editados em Santa Cruz do Rio Pardo também serão digitalizados por constituírem importante registro histórico da região. Além desses também estarão disponíveis para consulta os jornais “O Progresso”, “A voz do povo”, “Diário da Sorocabana”, “Debate” e outros. Alguns desses jornais terão a coleção completa disponibilizada para consulta. Parte dos originais fazem parte do acervo do Museu Municipal de Ourinhos.

“Além dos jornais, um acervo de mapas das ferrovias que cortam a cidade também está sendo digitalizado, e em breve estará disponível para consulta”, explica Rogério Singolani, presidente da AABiP.

Além da disponibilização do acervo de jornais e documentos digitalizados no site www.tertuliana.com.br, o projeto também prevê a realização de uma exposição que está sendo preparada.