A(o)gosto das Letras se consolida no calendário de Festivais Literários

Marco Aurélio Gomes, Neusa Fleury Moraes e Rogério Singolani - Curadores do 5º A(o)gosto das Letras

A cada ano o Festival Literário A(o)gosto das Letras fica mais  consolidado no calendário dos festivais que acontecem no país. Muitos dos escritores que estiveram aqui este ano e em edições anteriores também participam da Flip em Paraty, da Jornada Literária em Passo Fundo, do Festival Literário da Mantiqueira e outros festivais de destaque no cenário cultural. Apesar de Ourinhos não possuir nenhum atrativo turístico como montanhas, praias ou patrimônio arquitetônico que caracterizam os locais onde acontecem os festivais literários - fator que atrai grande público e os olhos da imprensa – estamos fortalecendo um projeto literário na cidade.

Nossa opção em homenagear o escritor Rubem Braga, além da sua importância como principal cronista brasileiro, revelou que esse gênero literário tão popular acabou por aproximar ainda mais a proposta do evento com os leitores. Apesar de todas as homenagens, Rubem Braga ainda foi menos lembrado este ano do que o também centenário Vinícius de Moraes. A boa acolhida dos leitores e participantes comprovou o acerto na escolha da proposta, que incluiu ainda a homenagem ao cronista ourinhense Euclides Rossignoli.

Identificar o público para um evento literário é desafio que enfrentamos todos os anos. Num país sem uma tradição de leitores, é preciso atrair e conquistar pessoas para participar das mesas literárias e outras atividades nem sempre conhecidas. Buscamos nosso público distribuindo jornais, realizando rodas de leitura, distribuindo livros, utilizando as redes sociais e jornais da cidade. 

Identificar experiências como as que acontecem nas Salas de Leitura das escolas estaduais  “Domingos Camerlingo Caló” e “Virgínia Ramalho”, Colégio Objetivo, Escola Técnica “Jacintho Ferreira de Sá”, Biblioteca “Lydia Frayze” e Fatec foram fundamentais para um processo de envolvimento da comunidade,  atribuindo ao projeto um sentido ainda maior.

A diversidade dos grupos envolvidos em atividades que antecederam ao A(o)gosto das Letras também se refletiu na realização das oficinas, que contemplaram desde crianças pequenas até pessoas com mais de 60 anos.

O A(o)gosto das Letras está inserido em uma proposta de incentivo à leitura e literatura que contempla muitas outras atividades. É preciso lembrar que contações de histórias, lançamento de livros, rodas de leitura, exposições, oficinas e outras atividades envolvendo alunos e professores acontecem durante o ano todo, envolvendo milhares de alunos. Para isso, o espaço da Biblioteca Municipal “Tristão de Athayde” hoje é mais acolhedor, com nova sinalização, atualização do acervo e aumento no número de computadores oferecidos aos usuários. O site tertuliana, mantido pela Associação de Amigos da Biblioteca Pública também é um espaço que tem colaborado para divulgação do trabalho de novos escritores.

Marcelino Freire, escritor que já participou do A(o)gosto das Letras e que organiza a Balada Literária em São Paulo, diz que realiza o evento “não com um milhão, mas com humilhação”. Sabemos bem das dificuldades em conseguir recursos para eventos voltados para a literatura. Também enfrentamos limitações orçamentárias, e enfrentamos as dificuldades fazendo valer a criatividade e valorizando parcerias, dentre as quais a Prefeitura de Ourinhos e a Secretaria Municipal de Cultura são os maiores aliados.

Os autores que estiveram presentes nesta edição do A(o)gosto das letras foram unânimes em dizer sobre a importância da realização do evento, e necessidade de continuidade. Também acreditamos que uma política pública na área da cultura não pode prescindir do incentivo à leitura, incluindo aí a realização de festivais literários.

Rogério Singolani, Marco Aurélio Gomes e Neusa Fleury – Curadores do 5º A(o)gosto das Letras