Oficina vai relacionar a literatura com a culinária

O sociólogo Fernando Nogueira vai coordenar a Oficina Cora Coralina "Entre tachos e letras"

Atividade sempre muito aguardada no A(o)gosto das Letras, a oficina coordenada pelo sociólogo Fernando Nogueira este ano vai propor um roteiro poético e gastronômico, um sarau de ideias, conversas, tachos e poesias. É isso mesmo, o foco da oficina “Cora Coralina, entre tachos e letras” será pensar a trajetória da poetisa goiana e relacioná-la com a culinária brasileira. Também será a oportunidade de manipular, elaborar e degustar as receitas voltadas ao universo poético-gastronômico de Cora.

Cora Coralina, pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, nasceu na Cidade de Goiás em 1889. É considerada uma das principais escritoras brasileiras, que teve seu primeiro livro, “Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais” publicado apenas em junho de 1965, quando já tinha quase 76 anos de idade. Mulher simples, doceira de profissão, tendo vivido longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás.

Para Fernando Nogueira, “pensar em culinária é pensar em histórias de vida, em memórias, em singularidades, e um caderno de receitas é um importante acervo da memória cultural brasileira”. A oficina abordará os aspectos teóricos e práticos que envolvem o tema. Além da leitura de poemas, contos, textos jornalísticos, os participantes terão a oportunidade de participar das etapas de produção de algumas receitas selecionadas para o projeto, como a galinhada e o empadão goiano, doces e sucos variados. 

A oficina acontece hoje e amanhã, das 14h às 17h, na Cozinha Experimental da Secretaria de Assistência Social, situada ao lado da EMEF Profª Josefa Navarro Lemos, na Vila Margarida.