Após participar do 4º A(o)gosto das Letras Regina Machado organiza encontro internacional de contadores de histórias

 

Não poderia ser mais feliz o encerramento do 4º A(o)gosto das Letras. Com sutileza e criatividade, Regina Machado e Gabriel Levy apresentaram ao público que compareceu ao Teatro Municipal na tarde do domingo, 26, uma série de histórias que encantaram crianças e adultos. Regina Machado veio a Ourinhos pela primeira vez e Gabriel Levy é velho conhecido do público ourinhense por suas participações como professor do festival de música.

Em conversa com a equipe do tertuliana, Regina contou que prepara mais uma edição do “Boca do Céu”, um encontro internacional de contadores de histórias que será realizado em São Paulo entre os dias 10 e 16 de setembro, reunindo contadores do Brasil e do exterior. Doutora em arte e educação pela USP, Regina Machado é reconhecida por seu trabalho de pesquisa voltado às narrativas literárias e oralidade, sendo responsável pelo resgate dessa tradição no Brasil.

A primeira edição do Boca do Céu aconteceu em 2001, no SESC Vila Mariana, e hoje é considerado um dos mais importantes eventos dedicados ao tema. Em 2012, será realizado na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no tradicional bairro do Bom Retiro, em São Paulo. Cinco eixos nortearão o encontro: sabenças tradicionais, contador de histórias e o palhaço, arte narrativa no espelho, urgências e o contador de histórias na escola. Participam desta edição, contadores do Peru, da França, da Austrália, de Burkina Faso e dos Estados Unidos. Entres os brasileiros, destaque para as participações de contadores como Chico dos Bonecos, Giba Pedrosa e o músico e contador de causos Paulo Freire. Este último também esteve presente no A(o)gosto.

Para conhecer a programação completa do Boca do Céu basta acessar ao site oficial do evento (www.bocadoceu.com.br). Para aqueles que quiserem conhecer um pouco do trabalho literário de Regina, uma boa pedida são os livros “A formiga Aurélia e outros jeitos de ver o mundo” (1998), “Nasrudin” (2001) e “O violino cigano” (2004), todos publicados pela Companhia das Letrinhas.