De tubérculo a tuberculose

As crianças aprendem cedo como usar o dicionário. Um volumezinho  consta da lista de material escolar que os pais têm de comprar no começo do ano, sempre duvidando se vai ser utilizado ou não. Tem alunos que demoram a entender como procurar no “pai dos burros” as  palavras que precisam conhecer o significado:

__  A palavra começa com…., então abram o dicionário nesta letra. Qual a letrinha que vem em segundo lugar na palavra? Então vamos lá…

O fato é que mesmo nas casas mais simples é comum se encontrar um dicionário, nem que seja desses escolares, pequenininhos. Dicionário e Bíblia – dois livros que não costumam faltar. Não sei com que freqüência a Bíblia é consultada, mas os pobres volumes de Dicionário não costumam ser muito manuseados. E é uma pena, porque em muitas situações, saber o significado da palavra salva a gente de bons micos.

Tudo isto para contar uma história que ouvi de um amigo que trabalha  na Prefeitura de uma cidade perto daqui. Meu amigo é funcionário de carreira, muitos anos no setor de compras da Prefeitura, numa rotina de fazer cotação de preços que não tem mais fim. Comprar mesmo andam comprando pouco, mas pesquisar preço não custa nada…

O fato é que o meu amigo recebeu um pedido para aquisição de vários “descascadores de tubérculos”.  Aquele pedido chegou na mão do guardinha, que leu e não entendeu nada. Passou para um outro funcionário bastante experiente, que coçou a cabeça, fez uma careta e mandou o papel para a frente. Até que chegou no meu amigo. Ele disse que na hora até pensou em procurar no dicionário para saber direitinho o que seriam tubérculos – mas o telefone tocando sem parar, gente entrando e saindo, um monte de papel para carimbar… Ele leu o pedido e tascou, todo sábio:

 __  Descascador de tubérculos? Humm, já sei, isso deve ser lá da Saúde, acho que tem a ver com tuberculose. Deve ser uma espátula que se usa nos pulmões, para um exame de tuberculose (….)

Para se certificar e garantir que não estava errado, pediu uma ligação para a Secretaria de Saúde:

__Alô, é da Saúde? Vocês pediram  descascador de tubérculos, poderiam me indicar qual laboratório fornece este instrumento?

 Silêncio do outro lado. Após uns instantes, ouviu a polêmica que se formava:

 __ Ele disse descascador de tubérculos. Você sabe o que é isto? – Perguntou a recepcionista à funcionária ao lado.

E a pergunta foi sendo repassada entre os  funcionários . Alguns não sabiam, outros ficaram com pena do meu amigo, do jeito que ele ficaria sem graça se contassem que aquele instrumento nada tinha a ver com tuberculose. O comportamento foi variado: alguns ficaram  quietos, outros com ar interrogativo, uns morrendo de rir.

Depois de várias tentativas, meu amigo resolveu ligar para a pessoa que inicialmente havia feito o pedido:

 __Por favor, fulana, me explica direito onde eu acho esse tal descascador de tubérculos – não sei onde cotar isso.

E ela, bem tranqüila:

__ Olha, troca aí: Bota descascador de legumes que é mais fácil.

Tadinho do meu amigo… Ainda bem que ele é bem humorado, e se diverte em contar essa história, arrependido por não ter usado o dicionário.